Efeito de Diferentes Métodos de Treinamento Sobre o Desempenho Tático-técnico e a Tomada de Decisão de Atletas Masculinos do Voleibol de Praia
Por Gilmário Ricarte Batista (Autor), Henrique de Oliveira Castro (Autor), José Fellipe Soares Maranhão (Autor), Júlio César Gomes da Silva (Autor), Vitor Bruno Cavalcanti Torres (Autor), Raianne Grisi (Autor).
Resumo
Os métodos de treinamento são ferramentas diferenciais para melhorar o desempenho tático-técnico de equipes. O objetivo do presente estudo foi analisar o efeito de seis semanas na aprendizagem/desempenho segundo a utilização de dois métodos. Participaram 16 atletas masculinos. O estudo teve duração de dez semanas, dividido em três fases principais: avaliações pré, intervenção e avaliações pós. Nas fases pré e pós foram realizadas avaliações do desempenho tático-técnico e a tomada de decisão no ataque. A intervenção foi realizada com três sessões de treinamento por semana no período de seis semanas para cada grupo de acordo com o método (analítico e situacional) e ao final da sessão foram realizados jogos tradicionais e/ou adaptados. Na eficácia das ações com o método de treinamento situacional, a recepção (p= 0,014) e o levantamento (p= 0,004) apresentaram aumento entre os momentos pré vs. pós. No coeficiente de desempenho com o método de treinamento situacional, a recepção (p= 0,025) e o levantamento (p= 0,020) também apresentaram aumento entre os momentos pré vs. pós. E na tomada de decisão do ataque, o grupo situacional (p= 0,019) promoveu adaptações superiores ao método análitico. Conclui-se que o método situacional promove aos atletas iniciantes de voleibol de praia aprendizado em relação aos fundamentos de recepção de saque e levantamento, como também para a tomada de decisão do ataque.