Resumo

Introdução: Com o envelhecimento as capacidades físicas tendem a diminuir, embora a prática de exercício físico possa retardar esses efeitos. Entretanto, poucas comparações foram realizadas para investigar os efeitos do treinamento com realidade virtual (exergames) em relação a outros métodos de intervenção. Objetivo: Investigar o efeito de diferentes tipos de treinamento na resistência muscular de membros inferiores e capacidade aeróbia de idosos. Método: Participaram do estudo 13 idosos de ambos os sexos (66,7 ± 6,2 anos, 65,2 ± 12,9 kg e 1,6 ± 0,1 m). Os participantes foram alocados aleatoriamente em dois grupos: mix (n = 6, 66,3 ± 6,1 anos, 65,4 ± 12,7 kg, 1,6 ± 0,1 m) e exergames (n = 7, 66,9 ± 2,8 anos, 64,8 ± 13,4 kg, 1,6 ± 0,1 m), sendo submetidos a 24 sessões de exercícios realizados duas vezes por semana com duração da sessão de treinamento de 30-45 minutos e intensidade de 5-6 pontos (moderado) na escala de percepção subjetiva de esforço (PSE) do American College of Sports Medicine (ACSM). O grupo exergames realizou o treinamento apenas com realidade virtual utilizando o controle e a plataforma Wii Balance Board do Nintendo Wii®, sendo utilizados os seguintes jogos: Rowing Squat (3 séries com 15 repetições), In Line Lunge ( 3 séries com 10 repetições), Table Tilt (1 série com 1 repetição) do pacote Wii Fit Plus; e Sword Play Duel e Sword Play Showdown (1 série e 1 repetição) do pacote Wii Sports Resort.O grupo mix realizou exercícios com realidade virtual com os jogos (Rowing Squat, Table Tilt e Sword Play Showdown) somado ao treinamento de força (remo agachamento = 3 séries com 15 repetições, agachamento na cama elástica = 3 séries com 10 repetições, e adução de ombros na polia alta = 3 séries com 10 repetições), além de treino aeróbico em esteira (10 min) com controle da intensidade pela frequência cardíaca de reserva (FCRes entre 40 e 59% e/ ou de acordo com a PSE moderada (5-6 pontos na escala do ACSM). Foram avaliadas a resistência de membros inferiores (teste de levantar e sentar o maior número de vezes em 30s) e a capacidade aeróbia (teste de marcha estacionária mensurando a quantidade de passos em 2 min). Ambos os testes fazem parte da bateria do Senior Fitness Test. O tamanho do efeito (Cohen’s d) foi calculado para comparação entre grupos. Resultados: O grupo exergames (pré = 10,5 ± 1,8 repetições e pós = 12,3 ± 1,9 repetições) apresentou melhora na resistência de membros inferiores em relação ao grupo mix (pré = 12,4 ± 2,6 repetições e pós = 12,6 ± 2,1 repetições), com tamanho de efeito moderado (Cohen’s d = 0,70). Em relação à resistência aeróbia, o grupo exergames (pré = 78,8 ± 25,4 passos e pós = 86,8 ± 37,3 passos) mostrou efeito trivial de melhora (Cohen’s d = 0,18) em relação ao grupo mix (pré = 98,9 ± 29,4 passos e pós = 102,0 ± 24,6 passos). Conclusão: Conclui-se que o treinamento com exergames mostra perspectivas positivas de melhora na resistência muscular de idosos.

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