Efeito de Diferentes Vestimentas Sobre a Comportamento da Frequência Cardíaca, Ventilação Pulmonar e Concentração de água Corporal em Exercício Contínuo
Por Autran José Silva Jr (Autor), Tiago Marques de Rezende (Autor), Lucas Moreira Gonçalves (Autor), Edson Kilian Bitencourt (Autor).
Em Caderno de Educação Física e Esporte v. 12, n 2, 2014. Da página 11 a 19
Resumo
A vestimenta utilizada durante o exercício físico é um importante determinante para a hipertermia e os ajustes cardiorrespiratórios. O objetivo do presente trabalho foi comparar o efeito indireto de dois tipos diferentes de vestimentas sobre a os parâmetros cardiorrespiratórios e água corporal em um exercício contínuo. A amostra foi composta por 10 homens, 18,3 ± 0,3 (anos), 68,7 ± 8,9 kg (Massa corporal), 178 ± 10,2 cm (Estatura)e 23,13 ± 3,4 (IMC). Todos realizaram dois testes aeróbios continuos de 30 minutos no limiar anaeróbio, com vestimenta leve (bermuda e camiseta) e vestimenta pesada (calça, camiseta e jaqueta camuflada, usados pelas Forças Armadas). Avaliamos a taxa metabólica basal, massa magra, água corporal, frequência cardíaca, ventilação pulmonar anterior e posterior a realização dos testes. Não foram encontradas diferenças entre os parâmetros estudados em relação a vestimenta leve e pesada. Podemos concluir que o uso de calça, jaqueta e camiseta confeccionadas com tecido de algodão em uma atividade física com duração de 30 minutos na intensidade do limiar anaeróbio em temperatura ambiente de 22 °C não representa um estresse térmico que impeça a realização da mesma.