Resumo

Introdução:

A prevalência da obesidade infantil tem aumentado e está associada ao desenvolvimento de diversas doenças crônicas. O treinamento contínuo de intensidade moderada é recomendado como o principal método de exercício para o tratamento da obesidade. No entanto, em indivíduos com sobrepeso e obesos, os modelos de treinamento intervalado de alta intensidade têm potencial para redução de gordura semelhante ou maior do que o treinamento contínuo de intensidade moderada.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo comparar o efeito de 12 semanas de treinamento contínuo de intensidade moderada e o treinamento intervalado de alta intensidade sobre parâmetros cardiometabólicos, composição corporal e aptidão cardiorrespiratória em adolescentes obesos do sexo masculino.

Métodos:

Foram incluídos 56 meninos obesos, com idades entre 10 e 16 anos. Foram avaliadas medidas antropométricas, pressão arterial, composição corporal, consumo de oxigênio, glicose, insulina e perfil lipídico. Os participantes foram designados a grupos de treinamento contínuo de intensidade moderada (n = 20), treinamento intervalado de alta intensidade (n = 20) e controle (n = 16). As sessões consistiram em 90 minutos de exercícios de ciclismo/caminhada e as sessões de treinamento intervalado de alta intensidade consistiram em 15 minutos de aquecimento, 15 a 18 minutos de exercícios intervalados e 15 minutos de relaxamento, ambos realizados três vezes por semana. Foi utilizada uma análise fatorial de variância (ANOVA) de modelo misto de duas vias com medidas repetidas.

Resultados:

No grupo treinamento intervalado de alta intensidade houve aumento do consumo relativo e absoluto de oxigênio e redução da pressão arterial diastólica. No entanto, o grupo de grupo de treinamento contínuo de intensidade moderada teve aumento do consumo relativo de oxigênio e lipoproteína de alta densidade, além de redução das medidas antropométricas, massa gorda e triglicerídeos.

Conclusões:

O treinamento contínuo de intensidade moderada pode ser um protocolo melhor para redução de massa gorda, medidas antropométricas e melhora do perfil lipídico, enquanto o treinamento intervalado de alta intensidade pode ser mais eficaz para melhorar a pressão arterial em meninos obesos. Ambos os exercícios melhoram a aptidão cardiorrespiratória. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – Investigação dos resultados do tratamento

Acessar