Resumo

Introdução:

ferimentos no ligamento cruzado anterior do joelho são comuns e graves no campo do esporte e da medicina de reabilitação.

Objetivo:

Observar o efeito de um treino de reabilitação abrangente para recuperar a função do joelho depois de reconstrução do ligamento cruzado anterior.

Métodos:

40 pacientes foram divididos aleatoriamente em um grupo observação (n=19) e um grupo controle (n=21). Ambos os grupos receberam treinamento de reabilitação de rotina, e o grupo observação recebeu também um treino com atividades físicas aquáticas. A amplitude da flexão e da extensão do joelho ativo e a pontuação na escala de Lysholm foram avaliadas antes do treinamento de reabilitação e três meses depois.

Resultados:

3 meses depois do treinamento, a amplitude da flexão e da extensão do joelho ativo no grupo observação estavam melhores que no grupo controle (p<0,05). A pontuação na escala de Lysholm, para o grupo observação (91,2 ± 5,6), foi maior que para o grupo controle (78,3 ± 4,8), com diferença estatisticamente significativa (p<0,05).

Conclusões:

Treino sistemático de reabilitação pode reduzir dor e inchaço e melhorar a função da articulação do joelho após operação. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Acessar