Resumo

Pergunta: Um programa de exercícios domiciliares reduz as quedas entre idosos que participam de um programa de prevenção de quedas depois de uma queda?

Objetivo: Avaliar o efeito de um programa de exercícios domiciliares como estratégia de prevenção de quedas em adultos idosos após uma queda.

Desenho, Cenário e Participantes: ensaio clínico randomizado, duplo-cego, com duração de 12 meses, realizado entre 2009 e 2018, entre adultos de pelo menos 70 anos que tiveram uma queda nos últimos 12 meses e foram recrutados de uma clínica de prevenção de quedas.

Intervenções: Os participantes foram randomizados para receber os cuidados habituais e um programa de exercícios físicos de fortalecimento e equilíbrio (grupo de intervenção; n = 173) ou cuidados habituais, consistindo em cuidados de prevenção de quedas (grupo de cuidados habituais; n = 172). Ambos foram fornecidos por 12 meses.

Principais Resultados e Medidas: O desfecho primário foi o número de quedas autorreferidas em 12 meses. Dados de eventos adversos foram coletados apenas no grupo de exercícios e consistiram em quedas, lesões ou dores musculares relacionadas à intervenção com Descobertas: Neste ensaio clínico randomizado que incluiu 344 idosos que receberam atendimento geriátrico em uma clínica de prevenção de quedas, um programa de exercícios de fortalecimento e equilíbrio reduziu significativamente as quedas subsequentes em comparação com o tratamento usual (1,4 X 2,1 quedas por pessoa-ano). Nenhum evento adverso relacionado aos exercício foi relatado.

Conclusões e Relevância: Entre os idosos que recebem cuidados em uma clínica de prevenção de quedas após uma queda, um programa de exercícios domiciliares de fortalecimento e equilíbrio reduziu significativamente a taxa de quedas subsequentes em comparação com os cuidados habituais. Esses achados apoiam o uso deste programa de exercícios domiciliares para prevenção secundária de quedas.(Trad. Fábio Carvalho)

Acessar