Efeito de Um Programa de Hidroginásticacom Restrição de Fluxo Sanguíneo Sobre o Desempenhode Força e Capacidade Funcional

Por: Joamira Pereira de Araujo.

2015

Send to Kindle


.Resumo

Introdução: O treinamento de força em ambiente aquáticotem sido recomendado para compensar a perda da força em indivíduos mais velhos, assim como o método de restrição de fluxo sanguíneo também tem emergido como alternativa capaz de diminuir estes efeitos deletérios do envelhecimento.Objetivo: Analisaro efeito do treinamento de força(TF) com restrição de fluxo sanguíneo (RFS)em ambiente aquáticosobre aforça dinâmica máxima (1RM) e capacidade funcional em mulheres de meia idade. Métodos: Vinte oitomulheres (54,10+4,14 anos; 61,45 +9,46 kg; 1,53 +1,73 m) foram submetidas a um programa de TFem ambiente aquático de oitosemanas, sendo designado em grupos que realizaram exercícios de força de membros inferiores com e sem RFS[Treinamento de Força Aquático (TFA)e Treinamento de ForçaAquático com Restrição de Fluxo Sanguíneo (TFARFS)]e um grupo controle. Testes de (1RM) e de capacidade funcional foram aplicados antes e após o protocolo de treinamento.Utilizou-se umaANOVA (one way) para testar a magnitude das diferenças entre os grupos e a condição baseline. UmaANOVA de medidas repetidas (Two way) foi executada para identificar diferenças e interações entre grupo, tempo e tempo x grupo, com teste de post hoc Bonferronie nível de significância 0,05. Resultados: A 1RM aumentou significativamente somente no grupo TFARFS (Δ% = 6,93; p= 0,011) e diminuiu significativamente no GC (Δ% = -8,60; p<0,001). A capacidade funcional foi melhoradasignificativamenteapenas em dois testes Levantar e sentar da Cadeira (LSC)e Time up and go(TUGT)nos grupos TFA e TFARFS (p=0,001). Conclusão: Tanto oTFARFScomo o TFAmelhoramaforça 1RM de extensores de joelhos e a capacidade funcional nos testes de força de membros inferiores (LSC).

Endereço: https://sig-arq.ufpb.br/arquivos/20160250159853156651db357751f27a/Dissertao_Joamira_2015.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.