Resumo

Introdução: Idosos fisicamente ativos possuem capacidades físicas e mentais mais conservadas, diante disso, as intervenções propostas para esse grupo devem ser mais desafiadoras. Objetivo: Avaliar o efeito de um treinamento funcional, baseado nos conceitos de dupla tarefa, na funcionalidade de idosos fisicamente ativos. Método: Ensaio clínico controlado com alocação aleatória de 11 idosos fisicamente ativos, divididos entre grupo de intervenção convencional (CON) (n=4) e grupo de intervenção sensório-cognitivo-motora (SMC) (n=7), desenvolvida em uma pista com múltiplos estímulos. As intervenções foram realizadas em dois encontros semanais de 40 minutos, durante nove semanas. Foram avaliados os aspectos físicos da funcionalidade pela aplicação do Timed up and go Test simples e modificado (dupla tarefa), Escala de Equilíbrio de Berg, Short Physical Performance BatteryFalls Efficacy Scale, dinamometria, manovacuometria, distância dedo-chão e Escala de Atividades Instrumentais de Vida Diária. A comparação entre os grupos foi realizada por meio do teste t de Student (distribuição normal) e do teste U de Mann-Whitney (distribuição não normal). Resultado: Houve diferença significativa e clinicamente relevante entre os grupos para Escala de Equilíbrio de Berg (p=0,03; d=1,42) e Força de Preensão Palmar (p=0,03; d=-1,66); e diferença clinicamente relevante entre grupos nas pressões respiratórias (inspiratória: p=0,07; d=1,29 / expiratória: p=0,07; d=1,29). Conclusão: Os efeitos da atividade sensório-cognitiva-motora demonstraram maior potencial de eficácia para o condicionamento respiratório e para o equilíbrio de idosos fisicamente ativos, quando comparado a uma intervenção convencional. Enquanto para a funcionalidade os efeitos são positivamente semelhantes entre as duas propostas utilizadas. 

Referências: Agmon, M., Belza, B., Nguyen, H.Q., Logsdon, R.G., e Kelly, V.E. (2014). A systematic review of interventions conducted in clinical or community settings to improve dual-task postural control in older adults. Clinical interventions in aging, 9, 477-492. https://doi.org/10.2147/CIA.S54978 Ansai, JH, de Andrade, LP, de Souza Buto, MS, de Vassimon Barroso, V., Farche, AC, Rossi, PG, e de Medeiros Takahashi, AC (2017). Effects of the Addition of a Dual Task to a Supervised Physical Exercise Program on Older Adults' Cognitive Performance. Journal of aging and physical activity, 25(2), 234-239. https://doi.org/10.1123/japa.2016-0094

 
 
 

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