Efeito de Uma Intervenção Multicomponente Sobre Variáveis Relacionadas Ao Tempo de Tela em Adolescentes: Ensaio Randomizado Controlado Por Conglomerado
Por Valter Cordeiro Barbosa Filho (Autor), Jorge Mota (Autor), Paulo Henrique de Araújo Guerra (Autor), Soraya Anita Mendes de Sá (Autor), Kelly Samara da Silva (Autor), Alexsandra da Silva Bandeira (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 23, n 1, 2018.
Resumo
O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito de uma intervenção sobre tempo de tela e em fatores psicossociais (atitude, autoeficácia, suporte da família e dos membros da escola) associados à redução do tempo de tela em escolares. Ensaio randomizado controlado por conglomerado realizado em três escolas no grupo intervenção (n = 548) e três no grupo controle (n = 537). A intervenção focou na capacitação de professores, oportunidades para prática de atividade física na escola e redução do tempo de tela, bem como educação em saúde. O questionário (aplicado em julho e dezembro de 2014) incluiu questões sobre tempo usando TV e computador/ videogame em dias de semana e m de semana (combinados em tempo de tela total). Os fatores psicossociais foram obtidos por meio de escalas. As variáveis de controle foram escola e classe econômica. A análise incluiu modelos de regressão logística binária e modelos lineares generalizados. O tamanho do efeito foi calculado, com análises estratificadas por sexo e faixa etária (p < 0,05). Após o acompanhamento, escolares da intervenção tiveram maiores chances de reduzir o tempo de TV (rapazes: OR = 2,86; IC95%: 1,06-7,71) e computador/videogame (moças: OR = 3,34; IC95%: 1,14-9,84; 11 a 13 anos: OR = 3,08; IC95%: 1,17- 8,08) para < 2 horas/dia (p < 0,05). Efeitos positivos da intervenção ocorreram sobre atitude (entre moças e adolescentes de ambas as faixas etárias) e suporte escolar (todos subgrupos), com tamanhos de efeito variando de 0.21 a 0.54. Conclui-se que a intervenção ocasionou melhoras em determinados componentes do tempo de tela, assim como na atitude e no suporte escolar. Intervenções no contexto escolar podem colaborar para a redução do tempo de tela na população jovem.
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