Efeito de uma única sessão de treinamento resistido sobre os parâmetros de impedância bioelétrica em mulheres idosas: um estudo exploratório
Por Luís ALberto Gobbo (Autor), Jarlisson Francsuel Melo Dos Santos (Autor), Marcelo A. S. Carneiro (Autor), Gabriel Kunevaliki (Autor), Letícia Trindade Cyrino (Autor).
Em 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
A análise da impedância bioelétrica (BIA) tem sido utilizada para a avaliação da composição corporal e pode ser empregada, também, para o acompanhamento do processo de recuperação a esforços físicos. Assim, esta investigação examinou o comportamento dos parâmetros brutos de BIA de corpo inteiro e localizada (L-BIA) antes e após uma sessão de treinamento resistido (TR) em mulheres idosas. Trinta e quatro mulheres idosas (> 60 anos), fisicamente independentes, com experiência em TR participaram do estudo. Avaliações de BIA foram realizadas em três diferentes condições: i) em repouso, anterior ao TR; ii) imediatamente após a sessão de TR e nos minutos 15, 30, 45 e 60 subsequentes, em repouso; iii) após 48 h do final da sessão de TR. Os parâmetros brutos analisados foram resistência (R), reatância (Xc), impedância (Z), bem como os valores ajustados pela estatura (E). O protocolo de TR foi composto por oito exercícios para os diferentes segmentos corporais. Todos os exercícios foram executados em três séries de 8-12 RM. Reduções significantes (P < 0,05) nos valores de R, R/E e Z de corpo inteiro foram encontradas imediatamente após a sessão de treino (R = -3,5%; R/E = -3,4%; Z = -3,4%). Valores similares aos revelados em repouso foram identificados após 30 min do encerramento da sessão de TR (P > 0,05). Já para a L-BIA, os valores de RL, RL/E e ZL reduziram (P < 0,05) imediatamente após a sessão de TR (RL = -6,6%; RL/E = -6,8%; ZL = -6,8%) e permaneceram reduzidos mesmo após 60 min. Todos os parâmetros da L-BIA na avaliação após 48 h foram similares aos valores em repouso, anterior a sessão de TR (P > 0,05). Os resultados sugerem que os parâmetros de R e Z são modificados ao longo de uma sessão de TR. Entretanto, os valores de R e Z obtidos pela BIA de corpo inteiro retornam aos valores similares à condição em repouso 45 min após o término da sessão de treinamento. Portanto, parece que intervalos de acompanhamento superiores a esse podem ser desnecessários para o acompanhamento dos parâmetros brutos de BIA em mulheres idosas após uma sessão de TR.