Efeito da Direção da Transferência Interlateral no Aprendizado de Tarefa de Sequência de Toques de Dedos
Por Paulo César Andrean (Autor), Bruno Secco Faquin (Autor), Juliana Bayeux Dascal (Autor), Victor Hugo Alves Okazaki (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 35, n 1, 2013. Da página 15 a 26
Resumo
O presente estudo analisou o efeito da direção da transferência interlateral no aprendizado de tarefa de toques de dedos. Vinte participantes destros (18-30 anos) foram divididos em 2 grupos: prática com a mão direita (GD) e com a mão esquerda (GE). Os grupos foram avaliados em fases de pré-teste, pós-teste e retenção. A tarefa consistiu na realização do maior número de toques alternados entre o polegar e os demais dedos, durante 10 segundos, em sequência pré-estabelecida. O GE apresentou maior número de toques de dedos com a mão esquerda no pós-teste (Z=2,2; P=0,028) comparado ao pré-teste. O GD aumentou o número de toques de dedos do pré-teste para a retenção para a mão direita (Z=2,4; P=0,017) e esquerda (Z=2,6; P=0,009), indicando o aprendizado e a transferência in- terlateral. A transferência interlateral no sentido da mão direita para esquerda foi explicada pelo princípio da treinabilidade.