Efeito do Componente Aeróbico no Treinamento Combinado Sobre a Pressão Arterial de Idosas Hipertensas.

Por: Adilson Pereira da Silva Filho, Aline Cavalcante de Oliveira Farias, Gustavo Willames Pimentel Barros, José Luiz Silva de Moura, Magno Petrônio Galvão Leandro e Paulo Roberto Cavalcanti Carvalho.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.25 - n.6 - 2019

Send to Kindle


.Resumo

Introdução

O treinamento aeróbico (TA), de força (TF) e combinado (TC) já são bem conhecidos como método de tratamento e controle da hipertensão arterial (HA), levando a alterações positivas na redução da pressão arterial (PA), fenômeno denominado hipotensão pós-exercício (HPE). Porém, persistem dúvidas quanto à ordem do treinamento combinado para promoção da HPE.

Objetivo

Verificar o efeito da ordem do componente aeróbico no treinamento combinado na HPE em idosas hipertensas.

Métodos

Ensaio clínico randomizado composto por 24 idosas hipertensas, distribuídas em três grupos de treinamento: Grupo 1 – Treinamento Aeróbico + Força (TA+TF), Grupo 2 – Treinamento de Força + Aeróbico (TF+TA) e Grupo 3 – Treinamento Aeróbico + Força + Aeróbico (TA+TF+TA). As participantes foram submetidas ao TA com intensidade de 60% da frequência cardíaca de reserva durante 30 minutos e ao TF com quatro exercícios, em três séries de 12 repetições, a 60% de uma repetição máxima (1RM) também de 30 minutos. Os treinamentos foram realizados ao longo de 24 sessões (três vezes por semana), sendo aferidas a pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) em todos os grupos, nos períodos antes e após cada sessão, e calculada a PA média (PAM).

Resultados

As variáveis analisadas não diferiram significativamente entre os grupos, nem no período pré-, nem no pós-treino. A PAM apresentou redução significativa apenas no G1. Porém, o G3 teve efeito maior sobre todas as variáveis analisadas.

Conclusão

O treinamento combinado com aeróbico fracionado (G3) gerou grande efeito hipotensor pós-exercício ao longo das 24 sessões, sendo indicado para o público de idosas hipertensas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos.

Endereço: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922019000600469&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.