Resumo

Introdução

O treinamento aeróbico (TA), de força (TF) e combinado (TC) já são bem conhecidos como método de tratamento e controle da hipertensão arterial (HA), levando a alterações positivas na redução da pressão arterial (PA), fenômeno denominado hipotensão pós-exercício (HPE). Porém, persistem dúvidas quanto à ordem do treinamento combinado para promoção da HPE.

Objetivo

Verificar o efeito da ordem do componente aeróbico no treinamento combinado na HPE em idosas hipertensas.

Métodos

Ensaio clínico randomizado composto por 24 idosas hipertensas, distribuídas em três grupos de treinamento: Grupo 1 – Treinamento Aeróbico + Força (TA+TF), Grupo 2 – Treinamento de Força + Aeróbico (TF+TA) e Grupo 3 – Treinamento Aeróbico + Força + Aeróbico (TA+TF+TA). As participantes foram submetidas ao TA com intensidade de 60% da frequência cardíaca de reserva durante 30 minutos e ao TF com quatro exercícios, em três séries de 12 repetições, a 60% de uma repetição máxima (1RM) também de 30 minutos. Os treinamentos foram realizados ao longo de 24 sessões (três vezes por semana), sendo aferidas a pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) em todos os grupos, nos períodos antes e após cada sessão, e calculada a PA média (PAM).

Resultados

As variáveis analisadas não diferiram significativamente entre os grupos, nem no período pré-, nem no pós-treino. A PAM apresentou redução significativa apenas no G1. Porém, o G3 teve efeito maior sobre todas as variáveis analisadas.

Conclusão

O treinamento combinado com aeróbico fracionado (G3) gerou grande efeito hipotensor pós-exercício ao longo das 24 sessões, sendo indicado para o público de idosas hipertensas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos.

Acessar