Resumo

As funções de caráter preventivo, combate a incêndios, emergências médicas e salvamento exigem dos bombeiros militares um alto nível de aptidão física. Dentre as modalidades de treinamento físico, o Cross Training pode ser de extrema importância para esse público, uma vez que, promove a melhora da resistência aeróbia e anaeróbia, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação motora. Existem poucos estudos na literatura sobre os benefícios do treinamento físico com bombeiros.

Objetivo: O objetivo do estudo foi analisar os efeitos de um programa de Cross Training sobre indicadores antropométricos, força e resistência muscular e capacidade cardiopulmonar em bombeiros militares.

Métodos: Estudo experimental, com a mostra por conveniência. As medidas antropométricas, massa corporal, condição cardiopulmonar, velocidade, resistência abdominal e de braços foram avaliadas no início (Pré) e após trinta sessões de treinamento em doze semanas.

Resultados: As análises antropométricas não apresentaram diferenças significativas nos valores pré para o pós-treinamento. Em relação aos testes de repetição máxima de flexão de braço (Pré: 47,7 ± 8,9, Pós: 49,3 ± 7,7) e abdominal (Pré: 41,8 ± 5,8, Pós: 48,7 ± 4,7) apresentaram diferença significativa. Entretanto, no teste de velocidade e o teste cardiopulmonar não foram encontradas diferenças significativas.

Conclusão: O Cross Training trouxe adaptações significativas para a aptidão física (resistência abdominal e a força de resistência de braços) dos bombeiros de Jacareí-SP.

Acessar