Efeito do Dano Muscular Induzido Pelo Exercício na Aprendizagem Motora
Por Ricardo Pinheiro da Cunha Benine (Autor), João Batista Ferreira-júnior (Autor), Cláudio Manoel Ferreira Leite (Autor), Nicácio Amaral Dias de Arruda (Autor), Suene Franciele Nunes Chaves (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: A aprendizagem motora ocorre a partir da formação de estruturas no sistema nervoso central e depende do feedback intrínseco enviado pelos órgãos sensoriais periféricos para que a ação seja realizada de forma eficiente. Sabe-se que o dano muscular induzido pelo exercício (DMIE) afeta os órgãos sensoriais periféricos, causando alterações na percepção do movimento e na produção de força, podendo permanecer de 2 a mais de 7 dias. Entretanto, não se sabe se o comprometimento sensorial causado pelo DMIE pode afetar a aprendizagem motora. Objetivo: Avaliar o efeito do DMIE na aprendizagem motora. Métodos: Foram recrutados 27 homens entre 18 e 24 anos. Uma semana antes do início da pesquisa, os sujeitos realizaram 2 visitas para familiarização aos procedimentos da pesquisa e para realizar 12 arremessos de dardo de salão (pré-teste). Na 3ª visita, os sujeitos foram divididos aleatoriamente em dois grupos: 1) Grupo controle (GC, n=13)- repouso, e 2) Grupo DMIE (DMIE, n=14)- 10 séries de 10 repetições máximas de flexão de ombro para indução do DMIE. Da 4ª a 7ª visita (fase de aquisição), ambos os grupos realizaram 150 arremessos de dardo de salão por dia. Os sujeitos deveriam acertar um alvo com pontuação de -40 a 40 pontos, com o 0 indicando o centro do alvo. O alvo estava posicionado no chão a 2,5 m do local de arremesso. Da 3ª a 7ª visita foram dados 24 h de intervalo entre as visitas. Para o pós-teste imediato e atrasado, todos os sujeitos realizaram 10 arremessos imediatamente e 72 h após o último dia da fase aquisição, respectivamente. A precisão e consistência do desempenho no pré-teste, pós-teste imediato e atrasado foram verificadas pelos erros absoluto e variável respectivamente; indicadores de aprendizagem. A análise estatística dos dados foi realizada por meio da ANOVA de dois fatores com medida repetida e nível de significância de 5%.
Resultados: O GC apresentou menor erro absoluto no teste de retenção atrasada comparado ao pré-teste e ao DMIE (p<0,05), por outro lado, não houve alteração do erro absoluto no grupo DMIE (Tabela 1). Não houve quaisquer diferença no erro variável (Tabela 1). Conclusão: Os resultados sugerem que o DMIE afeta a aprendizagem motora de forma negativa. Aparentemente, deve-se evitar sessões de aprendizagem de tarefas motoras quando o sujeito se encontra com DMIE, mas são necessários mais estudos para compreender melhor o fenômeno.