Efeito do Perr Instruction (pi) no Ensino de Estudantes de Medicina
Por Tatiana de Medeiros Hildebrand Meirelles (Autor), Carlos Alexandre Felício Brito (Autor), Daniel Leite Portella (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
INTRODUÇÃO. A Instrução por Pares (IpP) ou também conhecida por Pear Instruction (PI) é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem que possibilita trabalhar com grandes turmas permitindo que o professor possa quantificar em tempo real o rendimento dos discentes sobre o tópico ministrado e proporcionando debates que evidenciam o engajamento dos estudantes que é percebido no modo colaborativo. OBJETIVO. O objetivo geral deste estudo foi analisar o desempenho dos alunos de medicina após a utilização da técnica IpP nas aulas de análises clínicas e terapêuticas. MÉTODOS. Pesquisa quantitativa, observacional, descritiva e analítica do tipo de Intervenção Pedagógica. O delineamento da pesquisa foi organizado da seguinte forma: i) envio do material para realizar o estudo prévio; ii) na aula ocorreu uma breve explanação do assunto. Em seguida, foi aplicado questões de múltipla escolha (Total de 5), com cinco alternativas (a, b, c, d, e), porém respondidas individualmente; iii) com o índice de acerto inferior a 70% (0,70), os alunos se organizavam em pares ou mais para debater de forma colaborativa. Após votação, eles respondiam as mesmas questões; iv) este processo ocorrer até finalizar todo o processo; v) o professor fornecia feedback, porém após a votação entre os pares. A amostra foi do tipo de conveniência, não probabilística com discentes de graduação (n=60) em Medicina de uma instituição de ensino superior (5 e 6 etapas), da região do Grande ABCD, municipal. As análises dos resultados foram feitas por meio de frequências absolutas e relativas, bem como o cálculo do Ganho de Rendimento (GR). Foi verificado o GR aplicando-se o teste inferencial t-Student, para amostra pareadas, com nível de significância de p<0,05. Foi verificado a normalidade. Os cálculos foram realizados com auxílio do software SPSS (versão 16.0). RESULTADOS. Os principais achados podem ser verificados na tabela 1.
CONCLUSÃO. Com base nos resultados, pode-se concluir que a técnica IpP pode ser uma ferramenta que fortalece o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de análises clínicas e terapêuticas. Isto posto, o desenvolvimento de competências e habilidades de interação e comunicação podem ser corroborados na melhoria da qualidade de ensino em nível superior em alunos de medicina.