Resumo

Introdução: O temperamento é uma predisposição emocional com peculiaridades nos efeitos psíquicos e na estrutura dominante do sujeito, sendo uma forma natural pela qual o ser humano interage em relação ao seu meio, enquanto a força é definida como uma capacidade de gerar tensão intramuscular no face da resistência. Pode haver uma relação entre as duas variáveis ​​mencionadas, e é útil estabelecê-las teórica e empiricamente. Objetivo: Consultar especialistas sobre a possibilidade de uma relação direta, indireta, dependente ou independente entre o temperamento humano e a realização de exercícios de força. Métodos: Pesquisa descritivo-correlacional de ordem qualitativa, estudando os critérios de 13 especialistas por meio de questionário sobre a existência ou não de relação direta (RD) e indireta (RI), dependência (RD2) ou independência (RI2) entre temperamento e realização de exercícios de força. Resultados: Os escores qualitativos médios são estabelecidos com relação entre Muito Baixo e Baixo (RD: 1,46 pontos; IR: 1,77 pontos; RD2: 1,38 pontos; IR2: 1,54 pontos), sem concordância entre os especialistas (w=0,120), nem significativa diferenças na aquisição das avaliações entre a variável “RD” e “RD2” (p=0,762), e a variável “RI” e “RI2” (p=0,511). Conclusões: Os especialistas não evidenciaram com seus critérios nenhum tipo de relação entre temperamento e realização de exercícios de força, tendo em vista uma relação direta e indireta, ou de dependência e independência, sendo necessário aprofundar os estudos a partir do visão da visão qualitativa como quantitativa.

Referências

Behnke, M., Tomczak, M., Kaczmarek, L.D., Komar, M., y Gracz, J. (2019). The sport mental training questionnaire: Development and validation. Current Psychology, 38(2), 504-516. https://doi.org/10.1007/s12144-017-9629-1

Calero-Morales, S. (2019). Búsqueda y Selección de talentos deportivos. Maestría en Entrenamiento Deportivo: Promoción XI (pp. 2-100). Editorial de la Universidad de las Fuerzas Armadas ESPE.

Acessar