Efeito do tipo de escola e da renda familiar nas alterações da competência motora em crianças pré-escolares: um estudo transversal repetido
Por Maria Teresa Cattuzzo (Autor), Marcos André Moura dos Santos (Autor), Rafael dos Santos Henrique (Autor), Anderson Henry Pereira Feitoza (Autor), Túlio Guilherme Martins Guimarães (Autor), Daniel da Rocha Queiroz (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
A competência motora (CM) é um atributo associado a comportamentos positivos de saúde; fatores contextuais, parecem desempenhar um papel importante para CM de crianças. O objetivo deste estudo foi comparar a CM de pré-escolares em dois diferentes anos e identificar o efeito de fatores contextuais (tipo de escola e renda). Duas amostras representativas de crianças (3 a 5 anos) da cidade do Recife foram avaliadas em dois momentos: no ano de 2010 (282 crianças; 151 meninos) e 2012 (270 crianças; 148 meninos). A avaliação da CM foi realizada com o Test of Gross Motor Development – 2. A análise dos dados utilizou a Anova Two-Way e a Ancova ajustada por tipo de escola (pública e particular) e renda familiar, foi adotado um p<0.05. Foi identificada uma superioridade nas habilidades locomotoras, de controle de objetos e no quociente motor geral para as crianças analisadas em 2010 e o tipo de escola e renda aumentaram o tamanho do efeito das diferenças nas habilidades de controle de objetos e no quociente motor geral. Podemos concluir que houve uma diminuição na CM da população pré-escolar após dois anos e que as variáveis contextuais tipo de escola e renda são importantes para o desenvolvimento da CM.