Efeito do treinamento aeróbio no estado de humor Estudo em participantes de um projeto extensionista em corrida e caminhada
Por Isabella Carolina Silva Pereira (Autor), Valéria Cristina de Faria (Autor), Isadora Gomes Alves Mariano (Autor), Thayane Fávero Silveira (Autor), Júlia Vieira Salgado Silva (Autor), Ana Júlia Dias (Autor), Roseli Silva de Oliveira (Autor), José Vítor Vieira Salgado (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 28, n 306, 2023.
Resumo
O exercício físico proporciona diversos benefícios para a promoção da qualidade de vida de um indivíduo. A prática da atividade também se relaciona com os fatores psicológicos, sociais e ambientais. O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito do treinamento aeróbio em grupo no estado de humor dos participantes do projeto “Caminhar e Correr para Viver Melhor”. A amostra foi composta por 20 participantes, sendo 14 mulheres e 6 homens com média de idade de 30±13,9 e 33,67±9,35 anos, respectivamente. Para a mensuração do estado de humor foi utilizado a Escala de Humor de Brunel. Esta foi aplicada duas vezes entre os participantes para fins de comparação, sendo a primeira antes do início das atividades do projeto, e a segunda após oito semanas de treinamento aeróbio. A análise dos dados foi realizada pelo programa SPSS 25.0. Foi observado que oito semanas de treinamento aeróbio em grupo reduziu significativamente a dimensão depressão na amostra feminina (p=0,004). Entretanto, para o sexo masculino não houve diferença significativa para nenhuma das dimensões. Portanto, conclui-se que oito semanas de treinamento aeróbio em grupo afetou positivamente o estado de humor da amostra feminina avaliada. Além disso, a caminhada e corrida em grupo pode ser considerada uma intervenção prazerosa, barata e benéfica, que por meio do convívio social, tem o potencial de combater o estresse, auxiliar na promoção da saúde e qualidade de vida do individuo.