Efeito do Treinamento com Pesos na Composição Corporal de Pessoas com HIV em Uso da TARV

Por: Abel Felipe Freitag, Ademar Avelar, Dayane Cristina de Souza, Kauana Borges Marchini, Lucas Fuverki Hey, Mariana Ardengue, Michele Caroline de Costa Trindade e Pollyana Mayara Nunhes.

XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS

Send to Kindle


.Resumo

A Terapia Antirretroviral (TARV) aumentou a expectativa de vida de pessoas que vivem com HIV (PVH), entretanto seu uso pode ocasionar efeitos colaterais como a diminuição da massa magra (MM) e aumento da massa gorda (MG). O exercício físico tem sido um aliado no tratamento de PVH beneficiando a saúde geral destes indivíduos. O estudo objetivou verificar o efeito de oito semanas de treinamento com pesos (TP) na composição corporal (CC) de PVH. Vinte PVH (idade: 42,10+10,08 anos; tempo de infecção: 9,96+1,76 anos; tempo de TARV: 8,02+6,39 anos) de ambos os sexos, aleatorizadas em grupo controle (GC, n = 9) e grupo treinamento (GT, n = 11), efetuando um protocolo de TP de 10 exercícios, com três sessões semanais. MM e MG foram medidas por bioimpedância.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.