Efeito do Treinamento de Força com Diferentes Velocidades de Execução em Variáveis da Composição Corporal

Por: , Carminda Maria Goersch Fontenele Lamboglia, Francisco Iran da Silva Júnior, Francisco Jeci de Holanda, Kaio Breno Belizario de Oliveira, Messias Bezerra de Oliveira e Rubens Vinícius Letieri.

Coleção Pesquisa em Educação Física - v.15 - n.4 - 2016

Send to Kindle


.Resumo

Estudos associados à composição corporal são relevantes para a saúde da população, principalmente considerando que o alto nível de gordura corporal pode estar relacionado ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo analisar o efeito do treino de força tradicional com diferentes velocidades de contração na composição corporal de jovens. O estudo foi conduzido ao longo de 10 semanas, sendo que destas, 8 semanas foram de intervenção direta e duas semanas destinadas às avaliações iniciais e finais. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos: Grupo 1: treinamento de força com a concêntrica rápida e a excêntrica lenta (N=11idade: 22,76 ± 4,47); Grupo 2: treinamento de força com a concêntricas lenta e a excêntricas rápida (N=8 idade: 20,23 ± 6,22). Após a intervenção, verificou-se diferenças significativas na Massa Corporal Magra (MCM) no grupo submetido ao treino com contrações concêntricas rápidas (46,1 ± 6,7 vs. 47,6 ± 6,4 kg; ∆%= 3,3%; p=0,040). O grupo submetido ao treino de contrações concêntricas lentas verificou-se significância no pós-teste apenas na área muscular do braço (26,9 ± 4,2 vs. 27,9 ± 4,5 cm2; ∆%=3,7%; p=0,015). No presente estudo, verificou-se que o treino de força com diferentes velocidades de contração foi efetivo ao produzir alterações significativas nas variáveis relacionadas à composição corporal, tais respostas foram mais evidentes no treino com contrações concêntricas rápidas, no entanto as contrações concêntricas lentas produziram efeitos significativos na área muscular do braço.

Endereço: https://www.fontouraeditora.com.br/periodico/home/viewArticle/1283

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.