Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar o efeito do treinamento mental sobre o desempenho de jovens nadadores. A amostra foi composta por 35 nadadores com idade entre 15 e 17 anos, divididos aleatoriamente em dois grupos: experimental (GE, n = 17) e controle (GC, n = 18). O estudo teve duração de 8 semanas. Ambos os grupos fizeram a mesma planificação de treinamento físico/técnico. O GC assistiu vídeos de propagandas, ao passo que o GE realizou o treinamento mental. Foram realizadas 3 sessões semanais de treinamento mental intercaladas com o período de 48 horas. Utilizou-se o melhor tempo em segundos para determinar o desempenho nas provas de 100m e 200m livre. A maturação biológica foi avaliada por intermédio da maturação somática. Conduziu-se a análise multivariada de covariância (MANOVA) de medidas repetidas para comparar o desempenho nas provas de 100m e 200m livre entre os grupos (GE e GC) em função da fase da investigação (pré e pós-teste). Os resultados apresentaram efeitos de tempo (F(2, 33) = 32,65, p = 0,01) e grupo (F(2, 33) = 57,31, p = 0,001). Foi identificada diferença significante do desempenho nos 100m livre (F(2, 33) = 33,70, p = 0,01, d = 0,5) e 200m livre (F(2, 33) = 37,09, p = 0,01, d = 0,5) entre GE e GC após as 8 semanas. Os achados apontaram relação da maturação somática com o desempenho nos 100m (F(1, 34) = 43,55, p = 0,01) e 200m livre (F(1, 34) = 34,82, p = 0,01). Concluiu-se que o treinamento mental foi eficiente para maximizar o desempenho nas provas de 100m e 200m livre de jovens atletas de natação.

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