Efeito do Treinamento Mental no Desempenho de Jovens Nadadores
Por Leonardo de Sousa Fortes (Autor), Hugo Augusto Alvares da Silva Lira (Autor), Lilyan Carla Vaz Mendonça (Autor), Raphaella Christinne Ribeiro de Lima (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 25, n 4, 2017. 9 Páginas.
Resumo
O objetivo da pesquisa foi analisar o efeito do treinamento mental sobre o desempenho de jovens nadadores. A amostra foi composta por 35 nadadores com idade entre 15 e 17 anos, divididos aleatoriamente em dois grupos: experimental (GE, n = 17) e controle (GC, n = 18). O estudo teve duração de 8 semanas. Ambos os grupos fizeram a mesma planificação de treinamento físico/técnico. O GC assistiu vídeos de propagandas, ao passo que o GE realizou o treinamento mental. Foram realizadas 3 sessões semanais de treinamento mental intercaladas com o período de 48 horas. Utilizou-se o melhor tempo em segundos para determinar o desempenho nas provas de 100m e 200m livre. A maturação biológica foi avaliada por intermédio da maturação somática. Conduziu-se a análise multivariada de covariância (MANOVA) de medidas repetidas para comparar o desempenho nas provas de 100m e 200m livre entre os grupos (GE e GC) em função da fase da investigação (pré e pós-teste). Os resultados apresentaram efeitos de tempo (F(2, 33) = 32,65, p = 0,01) e grupo (F(2, 33) = 57,31, p = 0,001). Foi identificada diferença significante do desempenho nos 100m livre (F(2, 33) = 33,70, p = 0,01, d = 0,5) e 200m livre (F(2, 33) = 37,09, p = 0,01, d = 0,5) entre GE e GC após as 8 semanas. Os achados apontaram relação da maturação somática com o desempenho nos 100m (F(1, 34) = 43,55, p = 0,01) e 200m livre (F(1, 34) = 34,82, p = 0,01). Concluiu-se que o treinamento mental foi eficiente para maximizar o desempenho nas provas de 100m e 200m livre de jovens atletas de natação.