Resumo

Em diversas actividades físicas e desportivas, a capacidade de gerar força torna-se imprescindível para a realização das tarefas motoras. Objectivo: Com o propósito de buscar modelos de intervenção de treinamento que influenciam o desenvolvimento das capacidades biomotoras de forma específica a força explosiva, o presente estudo busca analisar o efeito do programa do treinamento pliométrico no desenvolvimento da força explosiva, em 8 semanas (24 sessões) em crianças e jovens púberes da iniciação desportiva. Metodologia: Participaram do estudo 60 crianças púberes, de ambos os sexos, distribuídas em quatro grupos em função do sexo (2 de grupo de controlo e 2 do grupo experimental). A idade biológica foi avaliada na base dos critérios de autoavaliação maturacional de MORRIS & UDRY (1980) e pelo questionário de TANNER (1962). Ambos os grupos foram submetidos aos testes de antropometria no antes (pré-teste) e depois de aplicação do programa do treinamento pliométrico (pós-teste), de acordo com os protocolos de LOHMAN et al., (1998). As cargas de treino foram controladas de forma individual na base da escala de percepção subjectiva do esforço. A força explosiva dos membros inferiores (FEMI), foi avaliada nos dois momentos de observação de acordo com os protocolos de baterias de (BOSCO, 1982, TORRANDEL et al., 2003 e PROESP-BR, 2016), mediante os testes de Salto Horizontal teste RAST e Saltos verticais com o método de Counter Movement Jump Os dados foram analisados na base do programa estatístico SPSS, 21.0, com o nível de significância de 5%. Para além das estatísticas descritivas básicas (média e desvio padrão), foram aplicados os testes inferenciais de t-test de Student de medidas pareadas e ANOVA II. Resultados: O crescimento somático não foi afectado pelo programa de treino (PT); foi notório efeito significativo do PT, sendo (P˂0.05) em todas variáveis da força no GE. Conclusões: foi evidenciado o desenvolvimento da força explosiva através de aplicação do programa do treinamento pliométrico de 8 semanas em crianças e jovens púberes.

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