Resumo

Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) demonstram capacidade mais lenta e gradual para adquirir e aprender habilidades motoras com a prática. Uma questão então é se uma prática com maior volume para essas crianças poderia igualar o desempenho em relação às crianças com desenvolvimento típico (DT). O presente estudo teve como objetivo examinar o efeito do maior volume de prática por crianças com provável TDC (pTDC) em relação ao menor volume de prática por crianças com DT. A bateria de testes MABC-2 foi utilizada para identificar o nível de dificuldade motora dos participantes e compor os grupos. Dois jogos de videogame ativo (Nintendo Wii) foram utilizados para as sessões de prática. Cada grupo foi composto por oito participantes, pareados em gênero e idade, DT (M= 111.87 meses; DP= 4.05) e pTDC (M= 115.87 meses; DP= 4.96). O grupo DT participou de sete sessões de prática e o grupo pTDC participou de onze sessões de prática. Os resultados referentes ao desempenho nos jogos do console Wii apresentaram melhora significativa do primeiro para o último dia em ambos os grupos de prática (rTDC e DT). Um maior volume de prática para as crianças com pTDC em relação aos seus pares com DT auxiliou no aumento do desempenho desse grupo. Portanto, o grupo pTDC alcançou desempenho similar ao grupo DT em ambos os jogos praticados. 

Referências

Mandich AD, Polatajko HJ, Rodger S. Rites of passage: Understanding participation of children with developmental coordination disorder. Hum Mov Sci 2003;22(4-5):583-595.

Van Waelvelde H, De Weerdt W, De Cock P, Smits-Engelsman BCM. Aspects of the validity of the Movement Assessment Battery for Children. Hum Mov Sci 2004; 23 (1): 49-60.

Zwicker JG, Missiuna C, Harris SR, Boyd LA. Developmental coordination disorder: a review and update. Eur J Paediatr Neuro 2012, 16 (6): 573-581.

Schoemaker MM, Kalverboer AF. Social and Affective Problems of Children Who Are Clumsy: How Early Do" bey Begin? Adapt Phys Act Q 1994; 11 (2): 140.

Piek JP, Bradbury GS, Elsley SC, Tate L. Motor Coordination and SocialEmotional Behaviour in Preschool-aged Children. Int J Disabil Dev Educ 2008; 55 (2):143-151.

Parush S, Yochman A, Cohen D, Gershon E. Relation of visual perception and visual-motor integration for clumsy children. Percept Mot Skills 1998; 86 (1): 291-295.

Wang TN, Tseng MH, Wilson BN, Hu FC. Functional performance of children with developmental coordination disorder at home and at school. Dev Med Child Neurol 2009; 51 (10): 817-825.

Adams IL, Steenbergen B, Lust JM, Smits-Engelsman BC. Motor imagery training for children with developmental coordination disorder–study protocol for a randomized controlled trial. BMC Neurol 2016; 16 (1): 1.

Pless M, Carlsson M, Sundelin C, Persson K. Effects of group motor skill intervention on five-to six-year-old children with developmental coordination disorder. Pediatr Phys Ther 2000; 12 (4): 183-189.

Rizzo A, Kim GJ. A SWOT analysis of the field of virtual reality rehabilitation and therapy. Presence-Teleop Virt 2005; 14 (2): 119-146.

Levac D, Pierrynowski MR, Canestraro M, Gurr L, Leonard L, Neeley C. Exploring children’s movement characteristics during virtual reality video game play. Hum Mov Sci 2010; 29 (6): 1023-1038.

Hammond J, Jones V, Hill EL, Green D, Male I. An investigation of the impact of regular use of the Wii Fit to improve motor and psychosocial outcomes in children with movement difficulties: a pilot study. Child Care Hlth Dev 2014; 40 (2): 165-175.

Henderson SE, Sugden DA, Barnett AL. The Movement Assessment Battery for Children. London: The Psychological Corporation; 2007.

American Psychiatric Association. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed; 2014.

Deutsch JE, Borbely M, Filler J, Huhn K, Guarrera-Bowlby P. Use of a low-cost, commercially available gaming console (Wii) for rehabilitation of an adolescent with cerebral palsy. Phys Ther 2008; 88 (10): 1196-1207.

Schoemaker MM, Van der Wees M, Flapper B, Verheij-Jansen N, Scholten-Jaegers S, Geuze RH. Perceptual skills of children with developmental coordination disorder. Hum Mov Sci 2001; 20 (1): 111-133.

Bonney E, Jelsma D, Fergusson G, Smits-Engelsman B. Variable training does not lead to better motor learning compared to repetitive training in children with e without DCD when exposed to active video games. Res Dev Disabil 2017; 62: 124-136.

Acessar