Efeito do whey protein associado ao treinamento com pesos sobre a composição corporal e ângulo de fase em mulheres idosas treinadas
Por Hellen C.G. Nabuco (Autor), Rodrigo R. Fernandes (Autor), Paulo Sugihara Junior (Autor), Melissa Antunes (Autor), Edilaine F. Cavalcante (Autor), Leandro dos Santos (Autor), Crisieli M. Tomeleri (Autor), Edilson S. Cyrino. (Autor).
Em VI Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício - CONBRAMENE
Resumo
Com a progressão da idade, observa-se uma redução da massa muscular e da resposta da síntese muscular proteica frente ao estímulo proporcionado pela ingestão de proteínas e pelo exercício físico. Embora o treinamento com pesos (TP) seja uma alternativa eficaz para abrandar os efeitos do envelhecimento, a combinação dessa intervenção com a suplementação de whey protein (WP) pode trazer benefícios extras para essa população que consome quantidades de proteínas abaixo das recomendações nutricionais indicadas para idosos. OBJETIVO: Verificar o efeito da suplementação de WP associado ao TP sobre a composição corporal, hidratação celular e ângulo de fase (AF) em mulheres idosas treinadas. MÉTODOS: Trinta e quatro mulheres idosas treinadas foram aleatoriamente divididas em dois grupos: WP (n = 16, 69,31 ± 5,7 anos, 26,22 kg/m2 ) e placebo (n = 18, 68,84 ± 4,4 anos, 25,37 kg/m2 ). A substância considerada placebo (PLA) foi maltodextrina. A dose diária da suplementação era de 35 g de PL pré-treino para ambos os grupos e 35 g de WP ou 35 g de PLA, pós-treino. A dose foi diluída em 200 mL de água. Os dois grupos executaram o mesmo TP, por 12 semanas (três vezes/semana, oito exercícios, três séries de 08-12 RM). A composição corporal foi avaliada por absortometria radiológica de dupla energia (DEXA). O ângulo de fase, água corporal, resistência (R) e reactância (Xc) foram estimados por bioimpedância elétrica e o índice de massa muscular (IMM) foi calculado pela equação de Janssen et al. (2004). Para o tratamento dos dados foi utilizada estatística descritiva para caracterização da amostra, teste de normalidade de Shapiro Wilk, teste de Levene para analisar a homogeneidade, teste de Mauchly para verificar a esfericidade e análise de variância (ANOVA) two-way para medidas repetidas, com significância estatística de 5%. RESULTADOS: Um efeito principal do tempo foi encontrado no IMM (F = 5,92, P < 0,05). Uma interação significante grupo vs. tempo foi verificada no AF (F = 4,56; P < 0,05), sendo os maiores ganhos no grupo WP (WP = +5,96% vs PLA = +0,37%), bem como na Xc (F = 5,43; P < 0,05), em que o grupo WP apresentou aumento e grupo PLA declínio (WP = +6,18% vs PLA = -0,66%). Nenhuma mudança significativa foi encontrada na massa corporal total, água intra e extracelular, água corporal total e resistência. CONCLUSÃO: A suplementação de WP associado ao TP resultou em aumento no AF e na Xc e o TP resultou em aumento do IMM independente do suplementado ofertada.