Efeito de Dois Meses de Aula de Educação Física Sobre o Aspecto Motor e Pressão Arterial de Escolares de Juazeiro-ba
Por Marcos Vinicius Oliveira Carneiro (Autor), Manoel Pafonsio Andrade Junior (Autor), Fernando Oliveira Carvalho (Autor), José Fernando Vila Nova de Moraes (Autor), Orlando Laitano (Autor), Alexsandro Machado (Autor), Carmen Sílvia Grubert Campbell (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 21, n 3, 2013. Da página 35 a 41
Resumo
Os programas de educação física em escolas, em suas diversas variações, é uma parte importante do processo geral de educação e devem ser incentivados para desenvolver e/ou manter bons níveis de atividade física, além de influenciar do desenvolvimento motor dos alunos. Diante disso, o objetivo do estudo foi observar o efeito de dois meses de aula de educação física sobre o aspecto motor de escolares. Fizeram parte do estudo 43 estudantes de uma escola pública de Juazeiro-BA, sendo 18 meninos e 25 meninas. As medidas antropométricas avaliadas foram: massa corporal e estatura, para o cálculo do IMC (Índice de massa corporal). A circunferência de cintura (CC) foi obtida adotando como ponto de corte o percentil 50 da amostra. O percentual de gordura (G) foi determinado pelo somatório das dobras cutâneas tríceps e subescapular. A pressão arterial (PA) foi mensurada pelo método auscultatório. Os testes motores utilizados seguiram os procedimentos de Gaya Silva (2007). Na comparação dos resultados entre os sexos, somente o teste de sentar e alcançar sem banco (SA s/b) não apresentou diferença estatisticamente significativa entre os testes motores nos momentos pré e pós dois meses de aula. Já em relação aos momentos pré e pós dois meses de aula de cada sexo, houve um declínio significativo nos resultados dos testes de agilidade (p