Resumo

Um diferencial, para melhorar o desempenho das equipes, e planejar e organizar o treino, de forma a maximizar os ganhos e minimizar o tempo, atraves dos metodos de ensino. Alem disso, o monitoramento do treinamento e a tomada de decisao (TD) sao fatores influenciadores no desempenho. A TD e considerada um fator da capacidade cognitiva e influencia no desempenho tatico em atletas, ja o monitoramento do treino e essencial tanto para direcionar a carga de treino para cada fase do treinamento. Com isso, o objetivo do estudo foi analisar e comparar o desempenho tatico-tecnico, a tomada de decisao do ataque e a carga interna do treinamento nos metodos de ensino-aprendizagem-treinamento analitico e situacional em atletas de voleibol de praia. Foram selecionados 16 atletas masculinos das categorias sub-15 (n=6) e sub-17 (n=10), divididos em dois grupos de acordo com os metodos de ensino: metodo analitico (n=8) e situacional (n=8). Alem disso, foram recrutados dois atletas da categoria sub-19 para formar uma dupla coringa. O estudo teve duracao de 10 semanas sendo dividido em tres fases principais: Avaliacoes pre-intervencao, intervencao (6 semanas) e avaliacao pos-intervencao. Na fase pre-intervencao foram realizadas as avaliacoes do desempenho tatico-tecnico do complexo 1 (recepcao de saque, levantamento e ataque) e a TD do ataque. Na fase de intervencao, foram avaliadas a percepcao subjetiva do esforco e a duracao do treinamento durante um microciclo (tres sessoes). E na fase pos-intervencao realizou o desempenho tatico-tecnico do complexo 1 e TD do ataque. No artigo 1 pode-se concluir que o metodo situacional, quando co mparado ao metodo analitico demonstrou-se mais eficaz para o treinamento tatico-tecnico na recepcao e no levantamento dos atletas de voleibol de praia. No artigo 2 pode-se concluir que a carga interna do treinamento avaliada em tres sessoes de protocolo experimental com jovens atletas de voleibol de praia, nao difere entre os metodos de ensino analitico e situacional.

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