Efeito dos Treinamentos Aeróbio, Resistido e Concorrente na Pressão Arterial e Morfologia de Idosos Normotensos e Hipertensos
Por Paulo Roberto Cavalcanti Carvalho (Autor), Gustavo Willames Pimentel Barros (Autor), Thamara Thais Santos de Melo (Autor), Petrus Gantois Massa Dias dos Santos (Autor), Gledson Tavares de Amorim Oliveira (Autor), Igor de Rodrigues D’amorim (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 18, n 3, 2013. Da página 363 a 370
Resumo
Resumo Introdução: A Hipertensão Arterial (HA) é considerada um dos fatores de risco mais ostensivos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Representando no Brasil um dos problemas de saúde pública de maior prevalência na população, capaz de levar a óbito aproximadamente 40% dos indivíduos acometidos. Diante do exposto, deve-se dar uma ênfase cada vez maior à prática de exercícios físicos como fator determinante na redução da pressão arterial, resultando em Hi- potensão Pós-Exercício (HPE). Objetivo: Verificar o efeito dos treinamentos aeróbio, resistido e concorrente na pressão arterial e morfologia em idosos normotensos e hipertensos. Métodos: A amostra foi composta por 300 idosos, normotensos (n=150) e hipertensos (n=150), divididos em três grupos. O Grupo 1 (G1) realizou treinamento aeróbio; o Grupo 2 (G2) treinamento resistido e o Grupo 3 (G3) treinamento concorrente. Para comparar as variáveis de cada grupo no período pré e pós-treinamento foi utilizado o teste t para amostras pareadas. O nível de significância estabelecido foi de p<0,05. Resultados: Foi observada redução da pressão arterial pós-exercício em todos os grupos, apenas para a pressão arterial sistólica, tendo efeito hipotensor para os nor- motensos do G1, enquanto os hipertensos obtiveram redução da pressão arterial sistólica para os três grupos. Para a morfologia não foram verificadas diferenças significativas. Conclusão: Após o término das sessões de treinamento ficou evidenciada a importância da prática regular de exercí- cio físico, seja ele aeróbio, resistido ou concorrente, na prevenção e no combate da HA.