Efeito de Duas Combinações de Prática Constante e Variada no Desempenho: Mudanças no Componente Perceptivo
Por João Vitor Alves Pereira Fialho (Autor), Alessandro Teodoro Bruzi (Autor), Leandro Palhares (Autor), Fabiano de Souza Fonseca (Autor), Rodolfo Novellino Lacom Benda (Autor), Herbert Ugrinowitsch (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A demonstração é considerada uma das principais fontes de informação do contexto
de prática, por informar aos aprendizes sobre o padrão de movimento acerca de
uma habilidade motora que será executada. Dentre os diversos aspectos que podem
interferir o processo de aprendizagem através da demonstração, o número de
demonstrações é um tema que tem sido investigado.Contudo poucos estudos foram
realizados em uma situação mais próxima das situações reais de ensinoaprendizagem.Dessa forma, o objetivo deste estudo foi investigar o efeito do número
de demonstrações na aprendizagem de uma habilidade motora discreta - arremesso
de dardo com movimento póstero-anterior.Uma amostra de 40 sujeitos de ambos
os sexos e com idade entre 18 e 40 anos, que alcançaram o desempenho critério e
que executaram o padrão de movimento correto, foram extraídos de 74 sujeitos
universitários, voluntários.Os 40 sujeitos foram distribuídos randomicamente em 2
grupos: 2 demonstrações (D2) e 10 demonstrações (D10). A tarefa consistiu no
arremesso de 1 dardo de salão, com o movimento póstero-anterior do braço, a 1
alvo circular posicionado paralelamente ao solo.O experimento constou de 2 fases:
aquisição, na qual os 20 sujeitos de cada grupo alcançaram a faixa critério de pontuação
- 3 tentativas consecutivas entre 7 e 10 pontos - realizando o arremesso a 2,5 m do
centro do alvo; teste de transferência, com 10 tentativas a 3 m do centro do alvo. Na
análise da medida de desempenho, média e coeficiente de variação do escore obtido,
em blocos de 5 tentativas, a ANOVA two-way com medidas repetidas no segundo
fator não identificou diferenças intergrupos (p>0,05), no entanto, por meio do mesmo
teste estatístico, foram identificadas diferenças intragrupos, para estas medidas.Durante
a fase de aquisição houve aumento na precisão [F(1,38)= 152,835, p<0,01] e redução
da variabilidade do escore [F(1,38)= 50,763, p<0,01] em ambos os grupos. Contudo,
na comparação entre o último bloco da fase de aquisição e os 2 blocos do teste de
transferência foi identificada redução na precisão [F(2,76)= 65,113, p<0,01] e aumento
na variabilidade do escore [F(2,76)= 18,095, p<0,01]. Os resultados indicam que
não houve efeito do número de demonstrações na aprendizagem da habilidade
arremesso de dardo com movimento póstero-anterior, analisados por meio de medida
de desempenho, e sugerem a utilização de medidas que avaliem a aquisição do
padrão espaço-temporal do movimento.