Efeito da Estimulação Cortical na Variável Tempo de Reação e Performance Hábil-motriz-cognitiva em Jovens Atletas de Futebol
Por Sileno Martinho Silva Ribeiro Júnior (Autor), Márcia Maria dos Anjos Azevedo (Autor), Felipe Sampaio Jorge (Autor), Anderson Pontes Morales (Autor), Vernon Furtado da Silva (Autor).
Em Motriz v. 16, n 4, 2010. Da página 869 a 879
Resumo
O estudo verificou-se o efeito da estimulação cortical no tempo de reação e eficiência hábilmotriz-cognitiva em atletas de futebol, pré e pós-estimulação cortical A amostra de (N=20) atletas masculino de futebol da categoria infantil. Os participantes foram divididos em 2 grupos, controle e experimental, sendo o grupo experimental submetido à estimulação. Foram realizadas 10 sessões, de 20'. Os dados do teste foram tratados através de uma análise de variância paramétrica (ANOVA) two way. A média de acertos / pelo tempo de reação obteve ganho significativo para o grupo experimental quando comparada ao controlo no momento pós-teste (P<0.05). No grupo experimental obteve ganho significativo na melhora do tempo de reação quando comparado ao grupo controle (p<0.05). No intra-grupos, o grupo que recebeu o treinamento combinado, obteve melhoras significativas comparados o pré e pós-teste (p<0,05). Concluiu-se que o treinamento combinado pode-se aprimorar a aprendizagem motora em diversas áreas de conhecimento e esporte.