Efeito da Experiência do Treinador Sobre o Ambiente Motivacional e Pedagógico no Treino de Jovens
Por Carlos Eduardo Gonçalves (Autor), Antonio Figueiredo (Autor), Jaume Cruz (Autor), Manuel João Coelho e Silva (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 24, n 1, 2010. Da página 15 a -
Resumo
O estudo investiga o efeito da experiência do treinador obre as categorias observadas da comunicação em competição, as orientações para a realização de objetivos, s atitudes face à prática desportiva e as percepções dos atletas sobre o comportamento do treinador. Utilizado o oach Behavior Assessment System (CBAS), de SMITH, SMOLL e HUNT (1977), foram gravados em áudio e ídeo e posteriormente analisados 18 jogos de seis treinadores de Basquetebol do escalão de sub-16 anos asculinos, três experientes e três inexperientes. Os jogadores das equipes observadas (n = 58) preencheram as versões portuguesas do Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire/TEOSQ (CHI & DUDA, 1995) e do Sport ttitudes Questionnaire/SAQ (LEE & WHITEHEAD, 1999), bem como o questionário de percepções do comportamento do einador do CBAS. Os resultados revelaram um efeito estatisticamente signifi cativo da experiência ou nexperiência do treinador, tanto sobre as categorias comportamentais observadas em jogo como sobre as dimensões os questionários.