Resumo

Objetivo:
O presente estudo teve por objetivo analisar o efeito da exposição intermitente a condições de hipóxia hipobárica combinada com o treino de endurance em tapete rolante na funcionalidade de mitocôndrias cardíacas de rato.

Métodos e resultados:
Dezasseis ratos Wistar machos foram aleatoriamente divididos em dois grupos (normóxicos sedentários - NS e hipóxicos treinados - HT). O grupo HT foi diariamente submetido durante 5 semanas a um protocolo combinado de hipoxia hipobárica intermitente equivalente a 6000 metros de altitude (5h/d/5d/sem) e de treino de corrida em tapete rolante (1h/d/5d/sem). Foram avaliados in vitro parâmetros de consumo de oxigénio e potencial transmembranar recorrendo a um electrodo de oxigénio e TPP+. Adicionalmente, a susceptibilidade à indução de pôro de permeabilidade transitória mitocondrial (PTPm) na presença de cálcio foi seguido por técnica espectrofotométrica. Os resultados evidenciaram que as mitocôndrias do grupo HT quando energizadas com glutamato-malato diminuiram significativamente a taxa de respiração em estado 4 mas mantiveram o estado 3 o que resultou num aumento do índice de controlo respiratório (7.61±0.32 vs 6.38±0.26). No potencial transmembranar não foram observadas diferenças entre os grupos. Na presença de cálcio, a susceptibilidade ao PTPm diminuiu significativamente no grupo HT como é demonstrado pelo maior tempo até à velocidade máxima (365.71±8.73 vs 156.32±15.51 seg) e menor taxa máxima (0.10±0.01 vs 0.14±0.02 AU/min) de “swelling” osmótico.

Conclusão:
Os resultados obtidos sugerem que a exposição a condições de hipóxia intermitente combinada com treino de endurance melhora a funcionalidade e diminui a susceptibilidade das mitocôndrias cardíacas ao PTPm.