Efeito Imediato da Estimulação Elétrica Neuromuscular Seletiva na Atividade Eletromiográfica do Músculo Vasto Medial Oblíquo
Por Denise Dalava Augusto (Autor), Paula Pinheiro Ventura (Autor), João Felipe de Souza Nogueira (Autor), Jamilson Simões Brasileiro (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 10, n 2, 2008. Da página 155 a -
Resumo
A Síndrome da dor patelofemoral (SDPF) é descrita como dor anterior ou retro-patelar do joelho na ausência de outras patologias associadas, sendo freqüentemente associada à disfunção do Vasto Medial Oblíquo (VMO). Entretanto, diversos estudos têm demonstrado a impossibilidade de ativar seletivamente este músculo através de exercícios. O objetivo do presente estudo foi analisar o efeito imediato da estimulação elétrica neuromuscular (EENM) seletiva no músculo VMO por meio do comportamento eletromiográfico dos músculos VMO e vasto lateral (VL). Foram avaliadas 18 mulheres saudáveis, com idade média de 23,2 anos e IMC médio de 20 Kg/m2. Os procedimentos do estudo incluíram uma análise eletromiográfica dos músculos VMO e VL, antes e imediatamente após a EENM do músculo VMO. Durante a análise eletromiográfica, as voluntárias realizaram uma contração isométrica voluntária máxima durante a extensão do joelho a 60° em um dinamômetro isocinético. A estimulação elétrica foi realizada através da corrente Russa. A análise dos dados mostrou um aumento significativo na intensidade de ativação do músculo VMO imediatamente após a estimulação do mesmo (p=0,0125), enquanto que a intensidade de ativação do músculo VL, não mostrou aumento significativo (p=0,924). Além disso, verificou-se também um aumento significativo na relação VMO/VL (p=0,048). No presente estudo, observou-se uma modificação na relação VMO/VL após a EENM, sugerindo que a mesma tem um efeito favorável no fortalecimento seletivo do VMO.