Resumo

Objetivo:
O objetivo do presente estudo foi identificar o Efeito da Interferência Contextual (EIC), através de uma intervenção motora, no desempenho motor de crianças de seis e sete anos de idade.

Métodos e resultados:
Sessenta crianças de desenvolvimento típico (30 meninos e 30 meninas) participaram deste estudo. As crianças foram aleatoriamente alocadas em três grupos distintos, compostos, cada um, por 20 crianças (10 meninos e 10 meninas): Grupo de prática randômica (G1); Grupo de prática em blocos (G2) e Grupo controle (G3). As crianças foram avaliadas no início do estudo e após o período de intervenção através do Test of Gross Motor Development - Second Edition (TGMD-2). O delineamento experimental incluiu os períodos de: pré-teste, sessões de pratica e pós-teste. Na etapa de intervenção motora foram realizadas 12 sessões de prática das habilidades de controle de objetos e participaram apenas as crianças pertencentes aos grupos G1 e G2. No pós-teste, todas as crianças foram reavaliadas através do TGMD-2. Através do teste Anova One Way, utilizando α ≤ 0,05, verificou-se que os grupos G1 e G2 demonstraram melhor desempenho que o grupo G3 no pós-teste, sendo que as crianças do G1 apresentaram melhora significativa (p= 031).

Conclusão:
Percebeu-se que o programa de intervenção motora melhorou o desempenho motor das habilidades de controle de objetos das crianças de 6 e 7 anos, e baseado nos preceitos do EIC, sugere-se que novos estudos sejam realizados, respeitando-se uma maior validade ecológica, já que o presente estudo só considerou o ambiente escolar como fator limitante na sua realização.