Efeito do Modelo de Periodização com Cargas Seletivas Sobre Capacidades Motoras Durante Um Mesociclo Preparatório em Jogadores de Futsal
Por Carlos Rogério Thiengo (Autor), Guilherme Augusto Talamoni (Autor), Roberto Nascimento Braga da Silva (Autor), Higor dos Santos Morceli (Autor), Júlio César Porfírio (Autor), Júlio Wilson Dos-santos (Autor), Alexandre Janotta Drigo (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 35, n 4, 2013. Da página 1035 a 1050
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar o efeito do modelo de cargas seletivas durante um me- sociclo preparatório em jogadores de futsal profissionais. Nove jogadores de futsal (23±2 anos) de uma equipe da Federação Paulista de Futebol de Salão compuseram a amostra, caracterizada como intencional. Aptidão aeróbia intermitente, salto horizontal, salto triplo unipodal, velocidade de 15m, agilidade e potência anaeróbia foram avaliadas em dois momentos: microciclo-2 (PRE) e microciclo-7 (POS). A análise estatística compreendeu o teste-t de Student e teste Wilxocon (P<0,05). Salto horizontal, aptidão aeróbia intermitente e potência média melhoraram, a velocidade nos 15 m piorou. O modelo de cargas seletivas é uma boa opção de periodização para o mesociclo preparatório no futsal.