Resumo

Lactentes prematuros podem apresentar dificuldades na realização de habilidades motoras e cognitivas, as quais são frequentemente avaliadas por meio de provas manipulativas. A canônica tarefa Piagetiana "A não B" é uma destas provas. A partir dos anos 90, esta prova foi associada com o fenômeno de perseveração motora, uma vez que o erro (i.e, buscar incorretamente urn objeto num local previamente testado, local "A," quando na realidade o alvo foi apresentado nurn novo local, "B"), e influenciado pelas repetidas ações de alcançar numa mesma direção, i.e., alvo no local "A". Seguindo o paradigma desta tarefa, o presente estudo teve como objetivo acompanhar longitudinalmente a evolução das respostas motoras de alcance de lactentes prematuros nas tarefas "A nao B" na versão clássica de Piaget e na versão modificada por Thelen e colaboradores (SMITH et. aI., 1999; THELEN et. aI., 1999). Para isso, participaram deste estudo 15 lactentes divididos em dois grupos. Sendo 9 lactentes do grupo pré¬termo (PT) com idade gestacional (lG) mínima e máxima de 32 e 36 semanas, respectivamente (M= 35 semanas e 1 dias, DP ±12.42 dias) e outro grupo de 6 lactentes nascido a termo (AT) com idade gestacional mínima e máxima de 37 e 40 semanas, respectivamente (M= 38 semanas e 5 dias, DP ±7.04 dias). Os lactentes foram avaliados no período de 8 meses até 1 ano e 7 meses nas idades cronológicas e corrigidas, em duas tarefas "A não B" (tampa e brinquedo).

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