Efeito da Restrição do Erro Ao Longo do Processo de Aquisição de Habilidades Motoras: Um Estudo Exploratório
Por Ulysses Okada de Araújo (Autor), Flavio Henrique Bastos (Autor), Andrea Michele Freudenheim (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Evidências na literatura apontam a restrição do erro como um fator capaz de
influenciar a capacidade de adaptação de indivíduos a novas situações e tarefas
motoras. No entanto, esses estudos foram realizados numa visão finita do processo
de aquisição de habilidades motoras.Na visão contínua dos processos de mudança
do comportamento motor, adotada neste estudo, o processo de aquisição de
habilidades motoras compreende um processo cíclico de estabilidade-instabilidadeestabilidade.O objetivo deste estudo foi descrever o efeito da restrição do erro ao
longo do processo de aquisição de uma habilidade motora de timing coincidente.Em
função da visão adotada, foi realizada prática extensiva da tarefa (800 tentativas
divididas em quatro sessões) que consistiu em executar cinco toques, sendo o último
em coincidência com a chegada do estímulo visual. Cada sujeito foi submetido a
uma faixa de erro: 10ms (CR10) e 20ms (CR20). Utilizou-se o aparelho de timing
coincidente em tarefas complexas (Patente nº 0.403.1330-04) que consiste de uma
mesa de sensores e canaleta com 90 leds.Ao longo das tentativas o padrão de toques
nos sensores e a velocidade do estímulo visual (142,2 cm/s) foram mantidos
constantes. Ao final de cada sessão (200 tentativas) foram realizadas 10 tentativas
com modificação da velocidade: 5 com estímulo mais lento (124,5 cm/s), e 5 com
estímulo mais rápido (165,7 cm/s).De forma geral, houve melhora do desempenho
(erro absoluto) e diminuição da variabilidade (erro variável) ao longo das tentativas
nas duas condições.Contudo, ao longo da primeira sessão, na condição CR10, houve
queda do desempenho e aumento da variabilidade. A introdução da tarefa lenta
causou alterações do desempenho somente ao término da primeira sessão: melhora
do desempenho para a condição CR10 e piora para CR20.Já a introdução da tarefa
rápida causou alteração do desempenho para ambas condições, em todas as sessões,
com exceção da primeira.Considerando as limitações inerentes a um estudo
exploratório, é possível concluir que houve efeito da restrição do erro no início do
processo de aquisição. Apesar do desempenho inferior de CR10 ao final da primeira
sessão, esse indivíduo apresentou melhora no desempenho ao realizar ambas as
tarefas modificadas. Assim, no início do processo de aquisição o CR restrito prejudica
o desempenho, mas favorece a adaptabilidade do comportamento. Entretanto, esse
efeito não perdurou ao longo da prática.