Efeito do Treinamento Resistido Sobre Parâmetros Cardiovasculares e Hemodinâmicos de Adultos Normotensos e Hipertensos Controlados
Por Luciana Caye Griebeler (Autor), Maria Joana Soldatelli (Autor), Temístocles Vicente Barros (Autor), Marcelo Brum Xavier (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Analisar o efeito de 48 semanas de treinamento resistido (TR) sobre o diâmetro diastólico (DDVE) e sistólico (DSVE) e a massa do ventrículo esquerdo (MVE), fração de ejeção (FE) e parâmetros hemodinâmicos de indivíduos hipertensos controlados e normotensos com idade média de 53 anos. Métodos: 15 indivíduos foram separados em grupo hipertenso GH (n=8) e grupo normotenso GN (n=7). Ambos os grupos realizaram TR, por um período de 48 semanas. Foram avaliados os parâmetros antropométricos, hemodinâmicos e ecocardiograma de repouso antes e após o período de TR. Resultados: Os parâmetros cardiovasculares DDVE e DSVE, MVE e a FE de ambos os grupos, estão de acordo com os valores de referência. A MVE e a FE do GH apresentaram reduções favoráveis do pré para o pós-teste.