Efeito de Um Programa de Treinamento Resistido Sobre a Composição Corporal e na Força Muscular de Crianças Pré-púberes com Obesidade
Por Marcelo Porto (Autor), Kazuo Kawano Nagamine (Autor), Antonio Carlos Brandão (Autor), Greiciane Silva Florim (Autor), Marcela Augusta Pinhel (Autor), Eduardo Oliveira de Souza (Autor), Dorotéia Rossi Silva Souza (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 21, n 4, 2013. Da página 21 a 29
Resumo
O presente estudo avaliou o efeito de um programa de treinamento resistido (TR) sobre a força muscular e a composição corporal de crianças com obesidade. Nove crianças do sexo masculino, com idade de 10,2 ± 0,8 anos e classificadas no estágio 1 da escala de Tanner, foram submetidas a três sessões semanais de TR, durante 10 semanas com intensidade relativa de treinamento entre 45-65% de uma repetição máxima (1RM). Foram realizadas avaliações da força muscular por meio do teste de 10RM e da composição corporal por meio dos métodos de dobras cutâneas e ultrassonografia pré e pós-programa de TR. A força muscular demonstrou aumento médio de 40,25% (p=0,002), com o maior efeito observado no exercício panturrilha na máquina 95% (p=0,001), o menor efeito (11%) foi detectado no exercício tríceps pulley (p=0,05). Houve uma redução de 11% e 6,15% nas dobras cutâneas tricipital e subescapular (p=0,02) e (p=0,03), respectivamente. Nossos dados demonstram que o TR foi efetivo na indução de alterações positivas da composição corporal, como a redução da adiposidade e também o aumento da força muscular em crianças pré-púberes com obesidade.