Efeito do Uso Profilático do Anti-inflamatório Não-esteroide Ibuprofeno Sobre o Desempenho em Uma Sessão de Treino de Força
Por Cleiton Silva Correa (Autor), Eduardo Lusa Cadore (Autor), Bruno Manfredini Baroni (Autor), Eduardo Ramos da Silva (Autor), Jocelito Martins Bijoldo (Autor), Ronei Silveira Pinto (Autor), Luiz Fernando Martins Kruel (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 19, n 2, 2013.
Resumo
INTRODUÇÃO: Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno, têm sido utilizados por atletas de várias modalidades com o intuito de aumentar desempenho esportivo.
OBJETIVO: Verificar o efeito do uso profilático de ibuprofeno sobre desempenho em uma sessão de treino de força.
MÉTODOS: Um ensaio clínico, cruzado, randomizado, duplo-cego e placebo-controlado foi desenvolvido com 12 praticantes regulares de treino de força do sexo masculino, os quais realizaram uma sessão de treino após a ingestão de ibuprofeno (1,2 g) e uma outra após a ingestão de placebo. Seis séries dos exercícios supino e agachamento foram realizadas em cada sessão de treino com uma carga constante correspondente a 65% da 1RM de cada exercício. O desempenho no treinamento foi mensurado através do número de repetições que os voluntários conseguiram realizar em cada série de exercício a cada sessão de treino de força.
RESULTADOS: Não foram verificadas diferenças significativas de desempenho no treino de força com a administração prévia de placebo ou ibuprofeno (p > 0,05).
CONCLUSÃO: A ingestão de ibuprofeno nos parâmetros de administração adotados pelo presente estudo não promove qualquer tipo de alteração na tolerância ao exercício em uma sessão isolada de treino de força, o que contraria a indicação dessa substância para fins ergogênicos no treino de força.