Efeitos Agudos do Exercício Isométrico com Handgrip na Pressão Arterial e Variabilidade da Frequência Cardíaca em Hipertensos
Por Breno Quintella Farah (Autor), Rebeca Lima Rego Barros (Autor), Leandro Augusto da Silva Araujo (Autor), Jéssika Karla Tavares do Nascimento Faustino da Silva (Autor), Jéssika Karla Tavares do Nascimento Faustino da Silva (None), Jefferson Maxwell de Farias Silva (Autor), Marcelo de Santana Oliveira (Autor), Paulo Henrique de Melo (None), Paulo Henrique de Melo (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
INTRODUÇÃO: O treinamento isométrico com handgrip vem sendo utilizado tanto na prevenção quanto no tratamento da hipertensão, devido as reduções significativas da pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) mmHg e mmHg, respectivamente). Embora bem estabelecidos os efeitos crónicos, pouco são conhecidos os efeitos agudos nas variáveis cardiovasculares do exercicio isométrico com handgrip, o que poderia auxiliar na compreensão dos mecanismos hipotensores do exercício. OBJETIVO: Analisar as respostas agudas do exercício isométrico com handgrip na pressão arterial e variabilidade da frequência cardíaca em indivíduos hipertensos medicados. MÉTODOS: Nesse estudo cross-over randomizado, nove hipertensos (88,9% mulheres) foram submetidos a uma sessão de exercício isométrico com handgrip (SH) e a uma sessão controle (SC). A sessão de exercício consistia em 4 séries de 2 minutos à 30% da contração voluntária máxima com intervalos de um minuto entre séries, alternando os membros, iniciando pelo braço direito. A sessão controle consistia em uma estimulação "sham" com o mesmo protocolo. A PAS, PAD foram coletadas pré-sessão e nos minutos 15, 30, 45 e 60 pós-exercicio, enquanto a variabilidade da frequência cardíaca (SDNN, RMSSD, PNN50, LF/HF, LF e HF) foi obtida nos momentos pré, e minutos 5 e 30 pós-exercício.