Resumo

OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo analisar os efeitos imediatos do treinamento concorrente sobre a leptina e os níveis de cortisol em adultos jovens com sobrepeso. 
MÉTODOS: Este estudo utilizou uma metodologia quase-experimental. Foram 20 indivíduos voluntários de ambos os sexos, divididos em um grupo sobrepesado treinamento (GST n = 10) e um grupo sobrepesado controle (n = 10). A coleta de sangue foi realizada com os indivíduos em repouso após jejum de 12 horas. Os níveis de leptina e cortisol foram analisados por radioimunoensaio e ensaio por quimioluminescência chimiluminescence antes e imediatamente após o treinamento. ANOVA two way foi utilizada para análise estatística com nível de significância de p < 0,05. 
RESULTADOS: Na análise da leptina sérica, observou-se diferença significativa intergrupos (GST x GSC) nos momentos pré-intervenção (p = 0,02) e pós-intervenção (p = 0,01). Na análise intragrupos, não foram observadas alterações significativas. E na análise do cortisol sérico intergrupos (GST x GSC), foi observada uma diferença significativa nos momentos pré-intervenção (p = 0,01) e pós-intervenção (p = 0,01), porém, na análise intragrupos, não houve alterações significativas. 
CONCLUSÃO: Uma única sessão de treinamento concorrente não é suficiente para promover alterações agudas nos níveis de leptina e cortisol dos jovens adultos sobrepesados voluntários deste estudo.

Acessar Arquivo