Resumo

Na aprendizagem de destreza motora nova, as pessoas estão expostas a fontes de informações sobre o que fazer, como fazer e como corrigir suas ações. Assim, verificar o efeito da retroalimentação visual e proprioceptiva na aprendizagem do nado crawl e o potencial de transferência para o costa, foi o objetivo desta pesquisa. A amostra foi composta de 39 Ss, os quais foram divididos em três grupos: Proprioceptivo (GP), Visual (GV) e Controle (GC). Os grupos GP e GV foram submetidos ao processo de aprendizagem do nado crawl, sem e com o uso da visão, respectivamente, após, aprenderam o nado costa sem ênfase proprioceptiva, enquanto que o GC, realizou apenas testes propriocepti vos. A análise de variança constatou que não houve diferença significativa entre os escores de GP e GV na aprendizagem do nado crawl, bem como do nado costa, embora as médias dos escores do grupo GP tenham sido superiores ao do G V. O teste “f ’ verificou que ambos os grupos obtiveram aprendizagem significativa nos nados crawl e costa. O uso da visão enquanto mecanismo de informação e de retroalimentação pode ser, no mínimo, contestado na aprendizagem de tarefas no meio líquido, uma vez que os resultados indicam ganhos de aprendizagem superiores, ainda que não significativos, através da propriocepção.

Acessar