Efeitos do Conhecimento de Performance Visual em Uma Frequência Autocontrolada na Aprendizagem de Uma Habilidade Esportiva

Por: Fabiano de Souza Fonseca, , e Wesley Rodrigo Gonçalves.

Revista da Educação Física - UEM - v.22 - n.2 - 2011

Send to Kindle


.Resumo


O objetivo do estudo foi investigar o efeito do conhecimento de performance (CP) visual em frequência autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade esportiva por crianças. Trinta voluntários, com idades entre onze e treze anos, foram distribuídos em três grupos: autocontrolado, que recebeu CP visual quando solicitou; pareado, que recebeu CP visual conforme solicitação do grupo autocontrolado; controle, que não recebeu CP visual. O delineamento constou de fase de aquisição com duas sessões de oitenta tentativas, teste de transferência imediata, dez minutos após a fase de aquisição e teste de transferência atrasada, 48 horas após o primeiro teste, ambos com 10 tentativas. Como variáveis dependentes foram analisadas a pontuação no alvo e o escore referente ao padrão do movimento. Os resultados não confirmaram os efeitos da frequência autocontrolada de CP visual.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/9952/7655

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.