Efeitos do Conhecimento de Performance Visual em Uma Frequência Autocontrolada na Aprendizagem de Uma Habilidade Esportiva
Por Wesley Rodrigo Gonçalves (Autor), Herbert Ugrinowitsch (Autor), Fabiano de Souza Fonseca (Autor), Rodolfo Novellino Lacom Benda (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 22, n 2, 2011.
Resumo
O objetivo do estudo foi investigar o efeito do conhecimento de performance (CP) visual em frequência autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade esportiva por crianças. Trinta voluntários, com idades entre onze e treze anos, foram distribuídos em três grupos: autocontrolado, que recebeu CP visual quando solicitou; pareado, que recebeu CP visual conforme solicitação do grupo autocontrolado; controle, que não recebeu CP visual. O delineamento constou de fase de aquisição com duas sessões de oitenta tentativas, teste de transferência imediata, dez minutos após a fase de aquisição e teste de transferência atrasada, 48 horas após o primeiro teste, ambos com 10 tentativas. Como variáveis dependentes foram analisadas a pontuação no alvo e o escore referente ao padrão do movimento. Os resultados não confirmaram os efeitos da frequência autocontrolada de CP visual.