Efeitos do Conhecimento de Resultados Autocontrolado na Aprendizagem Motora
Por Gabriela Moara Ferreira (Autor), Maicon Rodrigues Albuquerque (Autor), Natalia Fontes Alves Ambrósio (Autor), Alessandro Teodoro Bruzi (Autor).
Em Motriz v. 18, n 3, 2012. Da página 495 a 504
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar três diferentes estratégias de fornecer conhecimento de resultados (CR): autocontrolado, yoked pareado por tentativa e yoked pareado pela frequência média
total de CR, na prática aleatória. A amostra foi constituída por 45 voluntários universitários, distribuídos em três grupos (n= 15 sujeitos). A tarefa consistiu em pressionar as teclas 2, 4, 8 e 6 do teclado numérico de um computador, em três diferentes tempos alvo (700, 900 e 1100 ms), praticados aleatoriamente. O experimento constou de fase de aquisição e testes de retenção e transferência atrasados. A análise dos
dados foi realizada por meio da ANOVA e não foi constatada diferença significativa entre os grupos. Os resultados demonstraram que não houve efeito das frequências autocontroladas para a aprendizagem
motora quando se utiliza a prática aleatória. Além disso, uma nova possibilidade de parear o grupo autocontrolado foi apresentada.