Efeitos do Conhecimento de Resultados Autocontrolados na Aquisição de Habilidades Motoras
Por Adriana Paula Coelho Cavalcante (Autor), Lívia Kariny Medeiros (Autor), Rodolfo Novellino Lacom Benda (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Um aspecto muito focalizado nas pesquisas em aprendizagem motora diz
respeito ao "feedback" o qual é relativo à informação acerca do resultado
da ação no ambiente podendo ser obtido de fontes internas ou externas,
sendo o segundo é denominado de conhecimento de resultados (CR)
(MAG I L L, 1 9 9 4 ; SW I N N E N, 1 9 9 6 ) . Emb o ra o C R re c eb a d i fe re n t e s
classificações de acordo com as formas de fornecimento, o foco neste
estudo será o CR que JANELLE et al. (1997), apresentaram como uma nova
forma de fornecimento de CR, o autocontrolado. CHIVIACOWSKY (2005)
refere-se a este tipo de CR como uma situação na qual o aprendiz define o
momento de receber CR do experimentador. Sendo assim o objetivo do
presente estudo foi verificar os efeitos de CR autocontrolado na aquisição
de habilidades motoras. A amostra foi composta por 20 universitários, os
quais foram divididos em 2 grupos experimentais, Grupo Autocontrolado
(GA) e o Grupo Yoked (GY). O instrumento utilizado foi o aparelho de
controle de tempo de reação e movimento, composto de uma plataforma
contendo seis recipientes enumerados de 1 a 6 e uma central de controle
ligada a um microcomputador. O estudo foi composto de 3 fases: fase de
aquisição (FA), com 20 tentativas na seqüência 4 X 2, 5 X 3 e 6 X 1, no
tempo alvo 3000ms, e os testes de transferências 1 e 2 os quais eram
compostos de 10 tentativas, com a mesma tarefa da FA, com um tempo
alvo de 3500 ms. Na FA usou-se a ANOVA one-way para cada grupo, que
registrou diferença significante no GA p <0,001. O teste de Tukey revelou
que o 1º bloco de tentativas apresentou erro superior aos demais blocos
p<0,01 no GA e p<0,05 no GY. Para os testes, foi realizada a ANOVA
two-way (grupos e blocos) com medidas repetidas no segundo fator que
encontrou diferença significante somente na interação entre grupos e
blocos. Observou-se que o desempenho do GY, na T2 é inferior ao seu
próprio desempenho na T1. Concluí-se que o CR autocontrolado é um
importante fator a ser considerado na aquisição de habilidades motoras,
pois em longo prazo é possível que essa variável apresente desempenho
melhor. Os resultados também indicam que os efeitos causados pela
utilização dessa variável podem levar a resultados diferentes daqueles
encontrados em outros estudos, sendo recomendado outros experimentos.