Resumo

Um aspecto muito focalizado nas pesquisas em aprendizagem motora diz
respeito ao "feedback" o qual é relativo à informação acerca do resultado
da ação no ambiente podendo ser obtido de fontes internas ou externas,
sendo o segundo é denominado de conhecimento de resultados (CR)
(MAG I L L, 1 9 9 4 ; SW I N N E N, 1 9 9 6 ) . Emb o ra o C R re c eb a d i fe re n t e s
classificações de acordo com as formas de fornecimento, o foco neste
estudo será o CR que JANELLE et al. (1997), apresentaram como uma nova
forma de fornecimento de CR, o autocontrolado. CHIVIACOWSKY (2005)
refere-se a este tipo de CR como uma situação na qual o aprendiz define o
momento de receber CR do experimentador. Sendo assim o objetivo do
presente estudo foi verificar os efeitos de CR autocontrolado na aquisição
de habilidades motoras. A amostra foi composta por 20 universitários, os
quais foram divididos em 2 grupos experimentais, Grupo Autocontrolado
(GA) e o Grupo Yoked (GY). O instrumento utilizado foi o aparelho de
controle de tempo de reação e movimento, composto de uma plataforma
contendo seis recipientes enumerados de 1 a 6 e uma central de controle
ligada a um microcomputador. O estudo foi composto de 3 fases: fase de
aquisição (FA), com 20 tentativas na seqüência 4 X 2, 5 X 3 e 6 X 1, no
tempo alvo 3000ms, e os testes de transferências 1 e 2 os quais eram
compostos de 10 tentativas, com a mesma tarefa da FA, com um tempo
alvo de 3500 ms. Na FA usou-se a ANOVA one-way para cada grupo, que
registrou diferença significante no GA p <0,001. O teste de Tukey revelou
que o 1º bloco de tentativas apresentou erro superior aos demais blocos
p<0,01 no GA e p<0,05 no GY. Para os testes, foi realizada a ANOVA
two-way (grupos e blocos) com medidas repetidas no segundo fator que
encontrou diferença significante somente na interação entre grupos e
blocos. Observou-se que o desempenho do GY, na T2 é inferior ao seu
próprio desempenho na T1. Concluí-se que o CR autocontrolado é um
importante fator a ser considerado na aquisição de habilidades motoras,
pois em longo prazo é possível que essa variável apresente desempenho
melhor. Os resultados também indicam que os efeitos causados pela
utilização dessa variável podem levar a resultados diferentes daqueles
encontrados em outros estudos, sendo recomendado outros experimentos.

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