Efeitos da Atividade Física Sobre os Estados de Humor de Jovens Estudantes
Por Daniel Alvarez Pires (Autor), Rodrigo Weyll Ferreira (Autor), Jhonatan Wélington Pereira Gaia (Autor).
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar o efeito do nível de atividade física na percepção dos estados de humor em jovens estudantes das séries finais do Ensino Médio. A amostra foi constituída por um total de 216 estudantes, de ambos os sexos, com uma idade média de 16,89 ±1,48 anos. Esta pesquisa de caráter transversal se caracterizou como descritiva e de aspecto quantitativo. Para a coleta de dados foram utilizados a Escala de Humor de Brunel (BRUMS) e o Questionário de Atividades Físicas Habituais. A verificação da normalidade foi realizada através do teste de Kolmogorov-Smirnov. Posteriormente aplicou-se a estatística inferencial para dados não paramétricos, com os testes de Kruskal-Wallis e Post-Hoc de Dunn. O coeficiente de correlação de Spearman foi utilizado para verificar a relação entre o nível de atividade física e os estados de humor. A significância adotada foi de p<0,05. A partir dos resultados verificamos que a percepção dos estados de humor relatadas por jovens escolares possuem diferenças significativas quando consideramos o nível de atividade física dessa população. Jovens classificados como inativos fisicamente relataram um menor nível de vigor bem como uma maior predisposição aos aspectos negativos de humor quando comparado aos jovens ativos fisicamente. Nesse caso, a atividade física pode contribuir para uma melhor percepção da saúde psicológica.