Resumo

Introdução

A corrida pode promover a saúde, prevenir a obesidade, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares entre outras doenças crônicas. Muitas pesquisas relatam os benefícios desse exercício de resistência aeróbica, mas pouco conhecimento há sobre os impactos da corrida na osteoartrite do joelho.

Objetivo

Observar e estudar o efeito clínico da corrida na melhora da dor e da função em pacientes com osteoartrite de joelho.

Métodos

Setenta casos que preencheram os critérios de inclusão foram selecionados e divididos aleatoriamente em grupos controle e observação. Os pacientes do grupo de observação receberam 8 semanas de exercício neuromuscular (NEMEX) e 8 semanas de treinamento de força muscular do quadríceps enquanto o grupo controle foi sujeitado a um protocolo de corrida. Os pacientes foram avaliados usando a Escala de Dor e o Índice de Osteoartrite das Universidades Western Ontario and McMaster (WOMAC) após 1, 2, 4 e 8 semanas de tratamento.

Resultados

Após 1, 2, 4 e 8 semanas de tratamento, os escores de função WOMAC dos dois grupos melhoraram significativamente comparados ao encontrado antes do tratamento (P <0,05). Não houve diferença entre os dois grupos antes do tratamento e após 1, 2 semanas de tratamento. Após 4 e 8 semanas de tratamento, a função do grupo de observação foi melhor que a do grupo controle, a diferença foi estatisticamente significativa (t= -4,287, -6,355, P<0,05).

Conclusões

Ambos os métodos de treinamento NEMEX e o treinamento de força muscular do quadríceps podem efetivamente melhorar o nível funcional dos pacientes, e o NEMEX melhora mais significativamente do que o treinamento de força muscular do quadríceps. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação de resultados.

Acessar