Efeitos da estrutura de prática variada na aprendizagem de uma tarefa de timing coincidente em crianças
Por Andrea M. Freudenheim (Autor), Go Tani (Autor).
Em XX Simpósio Internacional de Ciências do Esporte -SIMPOCE
Resumo
Nas últimas duas décadas, os efeitos da prática variada na aquisição de habilidades motoras têm sido discutidos tendo como pano de fundo a hipótese de variabilidade de prática (Schmidt, 1975) e o principio da interferência contextual (Shea & Morgan, 1979). No entanto, apesar de ambas as concepções proporem a variabilidade de prática como um elemento positivo no processo de aquisição de habilidades motoras, reportam esse efeito a fatores distintos: a primeira considera este efeito positivo como algo relacionado à quantidade de variação e a segunda considera este efeito como uma função da estrutura de prática. Neste sentido, o objetivo da pesquisa foi comparar o efeito de diferentes estruturas de prática variada na aprendizagem de uma tarefa de timing coincidente, mantendo-se a quantidade de variação constante. Participaram 80 escolares de nove anos de idade, distribuídos nos grupos bloco {BL), bloco aleatório (BAL), bloco seriado (BSR) e aleatório (AL). O instrumento utilizado foi o Temporizador de Antecipação de Bassin que permite a manipulação da velocidade de propagação de um rastro luminoso. A tarefa consistiu em apertar o botão de resposta no momento de incandescência do último diodo da sequência. Na fase de aquisição, as crianças realizaram 20 tentativas em 4 velocidades diferentes, nas respectivas estruturas de prática. Na ~ de transferência e, uma semana após, na fase de retenção, as crianças realizaram 4 tentativas, em 2 velocidades diferentes das utilizadas na fase de aquisição. As análises de varitlncia efetuadas nas fases de retenção e de transferência, não detectaram diferença significante entre os grupos nas três medidas utilizadas, para todas as comparações p > 0,05. Estes resultados estão de acordo com a possibilidade de não encontrar efeitos de interferência cont~xtual e, portanto relacionados à estrutura da prática, quando se utiliza tarefas de uma mesma classe de movunentos (Magill & Hall, 1990).