Resumo

A população infantil tem apresentado um número crescente de crianças com sobrepeso e obesidade, sendo esses fatores relacionados principalmente à má alimentação e ao comportamento sedentário. A caminhada, enquanto exercício aeróbico primário, é uma alternativa para aumentar o gasto calórico e promover melhora em diversos marcadores de saúde. Entender o comportamento da velocidade autosselecionada (VAS) e da economia de caminhada (ECO) de crianças obesas em comparação com eutróficas pode trazer informações importantes para a prescrição de exercício para essa população. OBJETIVO: Comparar a VAS e a ECO em diferentes velocidades de caminhada entre crianças obesas e eutróficas. MÉTODOS: A amostra foi composta por 24 crianças, divididas em dois grupos de 12 (obeso (GO, percentil IMC ≥ 97) e eutrófico (GE, percentil IMC > 3 e < 85)). Todos os testes foram realizados em esteira. O teste para determinação da VAS foi realizado com velocidade inicial de 2,0 km.h-1 com aumento de 0,5 km.h-1 até que a criança relatasse que a velocidade estava confortável para caminhar por uma longa distância. Além disso, foram analisadas velocidades prédeterminadas (1, 2, 3, 4 e 5 km.h-1 ) com coleta do consumo de oxigênio (VO2), para analisar a ECO, por meio da variável Custo de Transporte (J.kg-1 .m-1 ). Utilizou-se estatística descritiva, ANOVA de dois fatores (grupo x tempo) seguida do post-hoc de Bonferroni e o nível de significância foi de α = 0,05. RESULTADOS: A VAS demonstrou maiores valores para o GE (4,30 ± 0,53 km.h-1 ) em relação ao GO (3,66 ± 0,57 km.h-1 ). A ECO apresentou diferença entre grupos apenas na velocidade 2 km.h-1 , sendo menor no GE. Comparando a ECO nas diferentes velocidades, apenas a velocidade 1 km.h-1 foi significativamente menor do que as demais em ambos os grupos. Além disso, verificou-se que, em ambos os grupos, a VAS foi semelhante à Velocidade Ótima de Caminhada, velocidade na qual ocorre a maior economia. CONCLUSÃO: Crianças obesas caminham em VAS menor do que crianças eutróficas e a VAS é semelhante à velocidade de maior economia de caminhada. Além disso, a ECO não é afetada pela obesidade em velocidades usuais de caminhada

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